Pular para o conteúdo principal

Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Ufam oferece 60 vagas em Bacharelado e Licenciatura em Música em Manaus

Processo Seletivo Especial da Faculdade de Artes oferece vagas para diferentes instrumentos e áreas de formação musical; inscrições serão feitas pela internet

Ufam oferece 60 vagas em Bacharelado e Licenciatura em Música em Manaus
Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) abriu seleção para 60 vagas nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da Faculdade de Artes (Faartes), com ingresso previsto para 2027. As oportunidades são destinadas ao campus de Manaus e podem ser disputadas por pessoas que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio e possuem conhecimentos musicais.

+ Leia mais notícias no Amazônia Sem Fronteira

As inscrições serão realizadas pela internet, por meio do sistema PSConcursos, disponível na página psconcursos.ufam.edu.br. O período começa em 23 de outubro, às 10h, e termina em 9 de novembro, às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 110, com possibilidade de isenção para candidatos que atendam às condições estabelecidas no edital.

Cursos e áreas disponíveis

As vagas abrangem diferentes instrumentos e áreas de formação musical, que devem ser escolhidos no momento da inscrição.

Na Licenciatura em Música, são oferecidas oportunidades para Canto, Violão, Violino, Flauta doce, Flauta transversal e Piano.

Já o Bacharelado contempla as áreas de Piano, Violão, Violino, Flauta transversal, Canto lírico e Regência.

O processo seletivo, denominado PSEMus, oferece uma oportunidade de formação superior gratuita para quem pretende atuar como músico, professor ou regente. Os cursos da Faculdade de Artes combinam formação musical, prática artística e preparação para diferentes áreas de atuação profissional.

O edital completo reúne as regras da seleção, a documentação exigida, os conteúdos das provas e os critérios para solicitação de isenção da taxa. O documento está disponível no site da Comissão Permanente de Concursos da Ufam (Compec), em compec.ufam.edu.br/psemus.html.

Etapas da seleção

Para participar, os candidatos precisam ter conhecimentos básicos de linguagem musical, que serão avaliados ao longo do processo seletivo.

A seleção será dividida em duas etapas. A primeira será composta pela prova de Conhecimentos Gerais e pela Redação. Na segunda fase, os candidatos farão as provas de Habilidades Específicas em Música.

As provas da primeira etapa estão programadas para 13 de dezembro de 2026. Já as avaliações de habilidades específicas serão realizadas entre 16 e 18 de dezembro.

O resultado final está previsto para 31 de janeiro de 2027.

 

Fonte: ASSESSORIA

>> Siga o AmSemFronteira no Youtube 
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play 

Mais Notícias