Visita guiada de estudantes ocorreu dentro do projeto “MP nas Universidades”
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), recebeu, na manhã desta sexta-feira (14), uma visita guiada de 34 estudantes do 1º do curso de direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). No auditório Gebes de Mello Medeiros, localizado na sede da procuradoria-geral de Justiça do Amazonas, os alunos tomaram conhecimento do funcionamento do Ministério Público dentro do projeto “MP nas Universidades” que mensalmente recebe estudantes no MPAM.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O projeto, que tem apoio e incentivo do procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, aproxima a comunidade acadêmica do MP e estimula o ingresso dos acadêmicos na carreira do direto.
Coordenador do Ceaf, promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, palestrou aos estudantes sobre o “Recrutamento, Seleção e Formação de Membros do MP em Sociedade Democrática”, na qual foram apresentados, aos alunos, o sistema de vitaliciamente de promotores, abordando temas como saúde mental, ética, Lei Geral de Proteção de Dados, violência de gênero, direito da vítima, convenção internacional sobre direito das pessoas com deficiência e atendimento ao público.
“O objetivo desta iniciativa é fazer com que os universitários, desde o início da Faculdade de Direito, já tenham um conhecimento do que seja Ministério Público e para que nós possamos entusiasmá-los a compor a instituição, como servidores, residentes profissionais, estagiários e até mesmo como membros da instituição no futuro próximo”, comentou o promotor João Gaspar.
Os estudantes da UEA puderam tirar dúvida sobre as etapas da apuração de denúncias, funcionalidade dos promotores e da instituição e suas respectivas relações com a sociedade e o sistema judiciário.
A professora de Introdução ao Estudo do Direito da UEA, Sâmara Christina Souza Nogueira, classificou como proveitosa a visita ao MPAM para sanar dúvidas e destacou a parceria antiga das duas instituições.
“Essa iniciativa é importante porque acaba com o desconhecimento dos estudantes em relação às instituições jurídicas, como o Ministério Público e o Poder Judiciário. É importante eles terem esse contato mais próximo e poder esclarecer muitas dúvidas. Esse encontro de hoje veio coroar um processo que iniciou em sala de aula, com o promotor João Gaspar, que conversou com os alunos. Hoje, tivemos a oportunidade de vir conhecer a instituição, desde a recepção, portaria e auditório, a instituição como todo, todos os funcionários, os promotores”, afirmou.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Ao final do evento, os estudantes e a professora receberam uma certificação de participação contendo duas horas complementares.
Fonte: ASCOM/MPAM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR