Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Teatro Amazonas é iluminado em alusão ao Outubro Rosa

Campanha alerta as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Sete estabelecimentos são autuados por irregularidades durante Central Integrada de Fiscalização em Manaus Oito locais foram vistoriados pelas equipes dos órgãos que participaram das ações integradas Uma Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), fiscalizou, no fim de semana, oito estabelecimentos em Manaus. Deste total, sete foram autuados pelas equipes por diversas irregularidades, como obstrução do passeio público e a falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A ação ocorreu entre a noite de sábado (30/09) e a madrugada de domingo (1º/10), nas zonas norte e leste da capital do estado. Os agentes públicos encontraram diversas irregularidades em sete estabelecimentos localizados nos bairros Jorge Teixeira, Jorge Teixeira 2 e Coroado. Eles foram autuados e/ou notificados pelos órgãos competentes por não atenderem às normas de funcionamento. Em um estabelecimento localizado no bairro Jorge Teixeira 2, na zona leste, agentes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), flagraram quatro adolescentes sem documento de identificação consumindo bebida alcoólica. No local, a equipe da Visa Manaus lavrou um auto de infração por uso de cigarro em ambiente fechado. O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) também autuou o estabelecimento por não possuir documento de Auto de Vistoria (ACVB). Ao todo, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM) autuou três bares e casas noturnas que estavam funcionando sem o Auto de Vistoria (ACVB). O documento é concedido pelo CBMAM e comprova que o estabelecimento comercial atende às normas de segurança contra incêndio e pânico. Durante a ação, agentes da Amazonas Energia interromperam o fornecimento de energia em três estabelecimentos. Dois locais foram flagrados desviando energia elétrica por meio de ligações clandestinas, a partir da rede de distribuição. Um terceiro estabelecimento estava com o medidor sob suspeita de fraude. No decorrer da semana, novas inspeções serão realizadas nos locais. Os fiscais do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) multaram três bares localizados na avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira 2. Os agentes também notificaram e orientaram outros dois estabelecimentos após constatarem a obstrução de via pública com mesas e cadeiras. E os agentes da Visa Manaus autuaram quatro locais, dentre as irregularidades está a permissão para uso de cigarro em ambiente fechado. Efetivo Participaram da CIF equipes da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi); Forças de Segurança (PMAM, CBMAM e PC-AM); Secretaria Municipal de Segurança (Semseg); Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb); Instituto Municipal de Trânsito (IMMU); Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); Amazonas Energia; e Visa Manaus.

O Governo do Amazonas realizou, na noite deste domingo (1º), no Largo de São Sebastião, a abertura do Movimento Mundial Outubro Rosa 2023. A campanha tem o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O Teatro Amazonas foi iluminado na cor rosa, em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM), Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Instituto Mama Vida.

Representando o Governo do Estado, a vice-presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), Kathelen Braz, destacou o apoio do fundo na causa do câncer. “O Fundo de Promoção Social é um apoiador direto da FCecon com os projetos em todas as áreas, em especial ao câncer de mama”, disse.

Campanha

O tema da campanha deste ano é “Com mais empatia, somos mais vida”, temática escolhida nacionalmente pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), ONG que organiza o Outubro Rosa no Brasil.

Para a vice-presidente da Rede Feminina, Keyth Bentes, as ONGs que atuam na causa são de suma importância na campanha, pois trabalham diretamente com as mulheres em comunidades. “Hoje essa abertura significa muito no sentido de levar a mensagem de fazer os exames, de se cuidar e se tocar”, afirmou Bentes.

Acolhimento e tratamento

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Torres, destacou que o acolhimento às mulheres diagnosticadas com câncer na fundação é realizado com humanização.

“Temos uma equipe específica para navegar junto com a mulher. Acompanhar e explicar cada passo. Depois de feita toda uma análise, propriamente iniciar o tratamento, que pode ser baseado em cirurgia ou quimioterapia”, destacou.

Espetáculo

Durante a abertura da campanha, o Teatro Amazonas foi iluminado na cor rosa. “A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa tem uma grande satisfação em participar e contribuir com a campanha do Outubro Rosa. A iluminação do Teatro Amazonas é para se unir às demais manifestações que acontecem em todo o mundo”, disse a representante da secretaria, Luciane Ituaçu.

Após a iluminação, o Teatro Amazonas recebeu a exibição do espetáculo “O Toque que Muda”, pela terceira vez. Feito por mulheres para mulheres, o espetáculo é um marco ao unir elencos completamente femininos dos Corpos Artísticos do Governo do Estado, igualmente regidos por mulheres.

“O Toque que Muda” é um concerto que reúne as mulheres dos corpos artísticos, envolvendo a Orquestra de Violões, o Madrigal do Amazonas, a Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas, em versões totalmente femininas.

No espetáculo, a Amazonas Filarmônica se apresentou sob a regência da maestrina Elena Koynova; a maestrina Dhijana Nobre foi a regente do Coral do Amazonas; e Natália Sakouro regeu o Madrigal no Hall do Teatro Amazonas.

Para a maestrina Elena Koynova, o espetáculo é muito especial, pois incentiva o diagnóstico precoce à população feminina. “É um espetáculo para celebrar um período muito importante, que é o começo do Outubro Rosa. O câncer de mama é uma doença muito cruel. Esse mês é um mês de reflexão de toda a comunidade de uma coisa que é muito importante, que é o diagnóstico precoce”, ressaltou a maestrina.

Fonte: ASCOM/SECOM

• Siga o AmSemFronteira no Facebook – https://bit.ly/3NeHbXt
• Siga o AmSemFronteira no Instagram – https://bit.ly/3pQOKrW

Mais Notícias