Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Semana Nacional do Museu destaca a interseção entre museus, educação e pesquisas

Semana Nacional do Museu destaca a interseção entre museus, educação e pesquisas

No Amazonas, a programação conta com rodas de conversas, e exposições especiais ao longo da semana

A 22ª edição da Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, promete uma programação diversificada e enriquecedora para diversos públicos, desde estudantes do ensino médio até acadêmicos universitários e amantes da moda. O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Com início na segunda-feira (13) a semana temática segue com programações nos museus do estado até sábado (18), data em que se celebra o “Dia Internacional do Museu”. A iniciativa reafirma a importância desses espaços como locais de aprendizagem e preservação da memória.

A diretora do departamento de gestão de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Aline Santana, destaca a importância dos museus na formação da identidade cultural e na preservação da memória coletiva: “O museu é memória, ele é o passado, presente e futuro, ele é construção de identidade, cultura, memórias e patrimônio” afirma.

Com uma programação diversificada, a Semana do Museu promete enriquecer a experiência cultural e educacional dos participantes, fortalecendo o papel vital dos museus na sociedade. Confira algumas das atividades que acontecerão nos museu do estado:

O Palacete Provincial abre as atividades da semana, na segunda-feira (13), às 9h, com uma palestra especial sobre a importância histórica e cultural do povo quilombola, ministrada por Keilah Fonseca. No mesmo horário, outra atração vai acontecer dentro do espaço, que é o “Poranga Fashion”, evento que destaca a diversidade criativa da região amazônica com exposições de designers locais. As atividades se iniciam, também na segunda-feira (13) e se estendem até o sábado (18), com um desfile especial marcando o encerramento das atividades.

Já os visitantes do Museu do Seringal vão contar com uma imersão no período do ciclo da borracha, por meio de uma encenação teatral produzida pelos próprios funcionários do museu. A partir das 9h, o espaço vai oferecer atrações especiais para as escolas de comunidades próximas, como a história da farinhada, o processo de produção da farinha e o testemunho de “Seu Jaime”, ex-seringueiro que vai compartilhar um pouco de suas vivências com o público presente.

O Museu Homem do Norte também vai receber uma programação especial na terça feira (14), a partir das 9h, com a roda de conversa: “A importância dos museus como espaço de aprendizagem e pesquisa para estudantes universitários”. Durante a programação, acadêmicos e pesquisadores terão a oportunidade de discutir o papel dos museus como espaços de aprendizagem e pesquisa.

A Pinacoteca do Amazonas também preparou uma programação especial, iniciando às 9h, voltada para a Terceira Idade, que incluirá atividades de pintura especialmente pensadas para o envolvimento ativo de todos os públicos.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Endereços:

Palacete Provincial (Pinacoteca do Amazonas)- Praça Heliodoro Balbi, Centro*

Museu do Seringal –
Igarapé São João – Afluente do Igarapé do Tarumã – Mirim

Centro Cultural Povos da Amazônia (Museu Homem do Norte) – Avenida Silves, Distrito Industrial

 

Fonte: ASCOM/SEC

👉🏼 Siga o AmSemFronteira nas Redes Sociais

Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

 

Mais Notícias