Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Forças de Segurança do município de Iranduba registram redução em índices criminais

Forças de Segurança do município de Iranduba registram redução em índices criminais

As ações integradas reduziram crimes, como homicídios e roubos

Nos últimos três meses, as Forças de Segurança do Amazonas não registraram nenhum crime de homicídios no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). A redução desse e de outros indicadores criminais foram destacados pelos moradores da cidade, que reconhecem que a integração da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Civil (PC-AM) tem sido fundamental para aumentar a sensação de segurança de quem reside ou frequenta a localidade.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Conforme os dados do Centro Integrado de Segurança e Estatística (Ciesp) da SSP-AM, entre os indicadores criminais que obtiveram redução estão: homicídio, latrocínio, feminicídio, roubo, furto e violência doméstica. Além de Iranduba, os municípios de Manacapuru e Itacoatiara, também registraram queda nos índices.

O agente administrativo, João Renato, ressaltou sua satisfação com o policiamento no município. “O feedback é de positividade, a polícia civil em conjunto com a polícia militar faz um trabalho excepcional aqui no município de Iranduba. Antigamente não podíamos sair nas ruas e, hoje em dia, nós podemos sair sabendo que em cada esquina e a cada passagem vamos ter a polícia”, disse.

Quem compartilha da mesma opinião é o agricultor Manoel Nery. “Tudo o que aconteceu aqui já está melhorando 50 a 80 por cento. Aqui quase todo dia matavam um ou dois. Para os policiais eu dou nota mil para eles. Podem acreditar que é verdade”, afirmou.

Policiamento e estratégias
O comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), major Júlio Gonçalves, explicou sobre o trabalho ostensivo que vem sendo realizado no município.

“Todos os índices de criminalidade que são apontados pela SSP-AM, nós conseguimos reduzir. O bairro Morada do Sol era um dos bairros mais violentos de Iranduba. E aqui nós conseguimos dar uma sensação de segurança para a sociedade que é o que o povo do município merece”, destacou o comandante.

Para fortalecer o trabalho da PMAM, as equipes da 8ª CIPM passaram a montar barradas de fiscalização em pontos estratégicos onde eram comercializados entorpecentes e praticada a maioria dos homicídios. ”A partir disso, nós colocamos barracas com policiamento 24 horas para inibir todos os crimes nesta área”, frisou o major.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Trabalho integrado
O delegado Raul Augusto Neto, titular da 31ª Distrito Integrado de Polícia (DIP), reforçou que o resultado positivo da redução é fruto do trabalho investigativo da Polícia Civil com o apoio do policiamento ostensivo da PMAM.

“Foram alocadas conforme a mancha criminal algumas ações pontuais, em combate principalmente aos crimes de roubo e homicídio que era o principal gargalo e a reclamação da população de Iranduba. Nós obtivemos êxito graças a grande parceria que nós temos com o comandante da 8°CIPM de Iranduba, o policiamento foi reforçado, ações pontuais nos bairros onde os índices criminais eram relativamente altos”, disse o delegado.

 

Fonte: ASCOM/SSP-AM

Mais Notícias