Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Aparatos tecnológicos se tornam indispensáveis para consumidores

Setor varejista vê importância em se adaptar às novas necessidades dos clientes para 2023

Aparatos tecnológicos se tornam indispensáveis para consumidores
(Foto: Reprodução)

O setor de varejo está passando por várias transformações e vem ganhando cada vez mais aparatos tecnológicos com a aprovação dos consumidores. De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Opinion Box e a empresa de tecnologia e marketing Dito, 86% dos entrevistados acreditam que a tecnologia contribui no processo de compra e 56% já utilizam QR Code para efetuar o pagamento de suas aquisições. As ferramentas favoritas para pagamento costumam ser as carteiras digitais, com 53% de aprovação, e os chatbots, com 30%.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A pesquisa também revela as estratégias preferidas dos consumidores quando há integração entre os meios físico e digital. Em 87% das situações, as pesquisas de preço realizadas em loja física resultam em compra no formato online. Em outro caso, 80% dos entrevistados afirmaram que, primeiro, pesquisam virtualmente um produto para depois comprar na loja física. Mais uma estratégia citada por 78% dos consumidores foi o ato de comprar online e retirar no ponto físico posteriormente.

Para Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Complexo Multiuso de São José dos Campos – fundado por Ronald Levinsohn (1935 – 2020) –, dados apontados nas pesquisas sobre o setor de varejo revelam a importância do estudo de tendências. “Os varejistas que desejam aumentar suas vendas e fazer o próprio negócio crescer, devem ficar atentos aos desejos e preferências dos consumidores, principalmente no quesito tecnologia. Pesquisas desenvolvidas por empresas especializadas são de grande ajuda para esses varejistas”, opina.

Dados da pesquisa ainda revelam que 72% dos entrevistados esperam que as lojas onde adquirem seus produtos os reconheçam como indivíduos únicos e passem a identificar seus interesses de consumo. De encontro a esse fator, 73% afirmaram já optar por consumir em marcas que já proporcionaram esta experiência personalizada.

Os lojistas se mostram cada vez mais abertos em aplicar a tecnologia gerada por Inteligência Artificial para auxiliar na comunicação personalizada e demais serviços utilizados pelos consumidores, aponta a diretora de marketing.

“À medida em que as próximas gerações ganham poder de compra, a aplicação de IA se enraíza e se fortalece mostrando a sua necessidade nas operações de vendas. Os varejistas não perdem tempo e passam a fornecer com mais frequência, por exemplo, mensagens de marketing digital personalizadas e opção de pagamento via celular. Por isso, 2023 chega forte trazendo mais inovações tecnológicas para o setor abraçadas tanto por clientes quanto por lojistas”, finaliza Priscilla.

Mais Notícias