Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Governo do Amazonas segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

Iniciativa proporciona maior qualidade de vida e bem-estar para os usuários

Governo do Amazonas segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência
(Foto: Amanda Postigo/SEPcD)

O desejo de José Ivo da Silva, um senhor idoso acamado de 87 anos, era poder ter momentos de lazer novamente com a sua família. E através do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), ele pode ter seu anseio atendido. A ação ocorreu por meio das entregas de cadeiras de rodas do programa “Inclusão sobre Rodas”, realizada de forma domiciliar pela secretaria.

+ Leia mais notícias no Amazônia Sem Fronteira

Segundo sua cuidadora, Lucila Ferreira de Lima, de 66 anos, a entrega da cadeira de rodas do modelo universal e da cadeira de banho é uma ajuda inestimável para o dia a dia de seu José, pois poderá proporcionar maior qualidade de vida, conforto e bem-estar para ele, além de realizar seu desejo pessoal com a família.

“Elas vão me ajudar muito, tanto a cadeira de rodas quanto a de banho, porque ele estava sem nenhuma e era preciso carregá-lo para sair de casa. Eu agradeço muito a Deus por vocês terem nos ajudado e quão feliz vocês me fazem e a ele. Ele sempre perguntava sobre ela, quando poderia passear com a cadeira nova, e agora iremos ligar para um dos filhos dele e ir passear”, agradeceu Lucila.

A iniciativa é um serviço da SEPcD, que além de realizar as entregas em eventos do Estado, realiza as entregas a domicílio – voltado àqueles beneficiários que não têm condições de ir ao local de retirada do equipamento.

De acordo com a secretária da SEPcD, Selma Banes, já foram entregues mais de 900 cadeiras em todo o estado do Amazonas, alcançando a meta do governador Wilson Lima de zerar a fila de espera da capital e em continuidade para as demandas dos municípios. Agora, o foco é ampliar as entregas e continuar suprindo essa demanda.

“O programa foi criado para que pudéssemos zerar a fila de espera pelas cadeiras de rodas dos últimos anos e nós conseguimos alcançar a meta. Agora, estamos ampliando as entregas com o serviço domiciliar e as ações itinerantes nos municípios, por meio do Governo do Estado”, assinalou.

Por meio do “Inclusão Sobre Rodas”, o beneficiário pode solicitar cadeiras do tipo universal, para banho e postural, e a entrega ocorre de acordo com a especificação fornecida pelo solicitante.

>> Siga o Amazônia no grupo de WhatSapp

Solicitação de cadeira

As solicitações de cadeiras ocorrem por meio do Protocolo da SEPcD, com o envio de todos os documentos para o e-mail: [email protected] ou de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na sede da SePcD localizada na rua Marquês de Quixeramobim, 210, Parque das Laranjeiras – Flores.

Documentos necessários

• RG/CPF
• Laudo médico com o CID
• Prescrição da cadeira de rodas
• Comprovante de residência atualizado
• Cartão SUS
• E-mail
• Telefone
• Foto de corpo inteiro

Inclusão Sobre Rodas

Regido pelo decreto 50.836, de 6 de dezembro de 2024, o ‘Inclusão sobre Rodas’ destina às pessoas em vulnerabilidade social cadeiras de rodas adquiridas com investimentos de R$ 1,9 milhão do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

 

Fonte: ASCOM/FPS

>> Siga o AmSemFronteira no Youtube 
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play 

 

Fonte:

Mais Notícias