Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Nutricionista dá dicas de alimentação no verão

Nutricionista dá dicas de alimentação no verão
Nutricionista dá dicas de alimentação no verão

O verão é caracterizado pelo calor e nos últimos dias as temperaturas foram elevadas, causando inclusive mal-estar em algumas pessoas. Vale ressaltar que as altas temperaturas exigem cuidados redobrados com a hidratação e a alimentação, principalmente com idosos e crianças.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A nutricionista Elsa Elisabete Porfírio, que atende no Centro Médico do Hospital VITA, em Curitiba, relata que a escolha dos alimentos certos e a maneira adequada de prepará-los é uma das dúvidas mais frequentes no consultório. Segundo ela, o ideal é incluir na dieta alimentos frescos como frutas, legumes, hortaliças e preparações leves, evitando frituras e refeições muito calóricas, ricas em açúcares e gorduras.

Elisabete conta que uma alimentação refrescante pode ajudar a combater a sensação de calor e a indisposição causadas pelas temperaturas elevadas. Ela explica que um dos motivos do corpo pedir mais água é devido ao aumento da temperatura corporal e do suor.

Segundo a nutricionista, queixas de fadiga, enxaqueca ou mesmo perda de apetite também ocorrem e a causa está relacionada à perda de sais minerais pelo suor. Elisabete alerta que para evitar esses sintomas é importante ingerir bastante líquido, cuidar da pele com filtro solar e manter uma alimentação adequada.

“Outra maneira de cuidar da alimentação em dias de calor é fazer um planejamento alimentar, uma lista de compras que inclua alimentos mais frescos, cuidar do intestino consumindo mais fibras, além de caprichar na hidratação”, ressalta a nutricionista.

A especialista listou algumas dicas que podem contribuir para a saúde e para aproveitar melhor a estação:

Hidratação

O ideal é beber 35ml de água para cada quilo de peso corporal durante o dia, basta fazer a conta, por exemplo se o peso é 60 Kg, deve-se multiplicar 60 x 35 que equivale à necessidade diária de 2,1 litros. Além disso, pode-se tomar sucos naturais sem adoçar, água de coco – que repõe eletrólitos – e chás de ervas gelados, que também contribuem para frutas a hidratação do organismo.

Escolher frutas com mais água para compor a dieta

“As são excelentes opções para a estação. Melancia, mamão, melão, morango, uva, maracujá, laranja, ponkan, e abacaxi, possuem mais de 70% de água na composição”, exemplifica a nutricionista.

Comer verduras frescas duas vezes ao dia

Outra dica da nutricionista é aumentar a ingestão de legumes, hortaliças e verduras que combatem os sintomas causados pelo calor, pois são ricos em água, minerais e vitaminas. “Aconselha-se comprar as verduras da época: cenoura, couve, folhosos diversos, rabanete, tomate, brócolis, vagem, berinjela, repolho e pepino, que são leves, nutritivos e também hidratam”, destaca.

Ingerir mais proteína

Elisabete explica que a proteína auxilia na saciedade, além da carne vermelha, frango, ovos e peixe, outras opções de proteínas são as vegetais, que compreende a lentilha, grão de bico, variados tipos de feijões, soja e ervilha. “As proteínas ajudam a satisfazer o apetite, sendo de origem animal ou vegetal”, frisa a nutricionista.

Cuidado ao comer fora de casa

A especialista faz um alerta sobre quando houver a necessidade de comer fora de casa. De acordo com ela, a pessoa deve ter atenção, é preciso escolher locais confiáveis, com ambiente limpo e arejado, e optar por pratos com alimentos frescos e leves que hidratam o corpo.

Montando o cardápio

Elisabete explica que o ideal é fazer o desjejum todos os dias, ingerir frutas e iogurtes em dias muito quentes, sucos também são bem-vindos. “É necessário almoçar bem, pode-se incluir arroz com feijão, que é uma boa opção​, e aumentar a ingestão de verduras​, além da proteína​, que deve ser cozida, assada ou grelhada. Deve-se evitar frituras”, frisa. Outra sugestão da nutricionista é fazer pequenos lanches nos intervalos entre as refeições. Já no jantar, a sugestão é fazer uma refeição leve.

O site do Ministério da Saúde disponibiliza o Guia Alimentar para a População Brasileira, material elaborado por profissionais da área da saúde, no qual contém 10 passos para uma alimentação saudável.

“A pessoa deve fazer exames, agendar consultas e claro, ter cuidados como manter o organismo hidratado e ter uma rotina alimentar que promova mais saúde e liberdade para desfrutar a estação do sol, o tão esperado verão”, ressalta a nutricionista. O Centro Médico das duas unidades do Hospital VITA presta atendimento particular e a convênios.

Mais Notícias

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Amazônia Sem Fronteira
Get our web app. It won't take up space on your phone.
Install
See this post in...
Amazônia Sem Fronteira
Chrome
Add Amazônia Sem Fronteira to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Amazônia Sem Fronteira shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.