Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Chef brasileiro leva culinária nacional para os EUA

Com ascendência italiana, Rodrigo Resende Demarco também oferece experiência da gastronomia europeia no Rustic 21 Bistrô, na Flórida

Chef brasileiro leva culinária nacional para os EUA
Chef brasileiro leva culinária nacional para os EUA

Os maiores desejos dos brasileiros são viajar e empreender. Para se ter uma ideia, um levantamento do Sebrae mostra que 6 em cada 10 brasileiros sonham em ter o próprio negócio. Devido às oportunidades que os Estados Unidos oferecem para o empreendedorismo, muitos deles acabam buscando o país para abrir a própria empresa. No ramo da gastronomia, isso não é diferente.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Embora a culinária brasileira seja diversa, para muitos americanos, ela pode se resumir a feijoada, caipirinha e churrasco. Por isso, chefs brasileiros têm visto a possibilidade de quebrar esse estereótipo, a partir da oportunidade de mostrar a diversidade da cozinha nacional.

Esse é o caso do chef Rodrigo Resende Demarco. Com mais de 20 anos atuando no ramo, o brasileiro levou para os Estados Unidos sua experiência no setor alimentício com o Rustic 21 Bistro. O estabelecimento está localizado em Jacksonville, na Flórida, e a ideia, de acordo com ele, é levar o nome para outras cidades em solo americano.

Com formação em turismo, Demarco fez carreira no campo da gestão hoteleira e foi na gastronomia que encontrou sua vocação. “Sou bisneto de cozinheira e sobrinho de chef. E foi convivendo com ele que, aos sete anos de idade, essa paixão surgiu em mim”, relembra o especialista.

O restaurante oferece pratos das culinárias brasileira e europeia, especialmente portuguesa e italiana. Além disso, o estabelecimento combina pedidos presenciais para consumo no local e on-line. “O Rustic 21 Bistro proporciona uma experiência gastronômica versátil que atende a uma variedade de preferências dos clientes”, explica.

Além de promover a gastronomia brasileira, Demarco tem o objetivo de ajudar no desenvolvimento econômico local, por meio da geração de empregos. “Eu valorizo a responsabilidade social e a entrega de experiências gastronômicas excepcionais para indivíduos de todas as esferas da vida, destacando meu compromisso com o bem-estar e enriquecimento da comunidade”, destaca o chef.

Sobre a escolha de empreender nos Estados Unidos, Demarco explica que essa não é a primeira vez. “A partir de uma oportunidade, resolvemos empreender nos Estados Unidos e abrimos duas lojas de conveniência em postos de gasolina”, relembra. No entanto, a pandemia fez com que ele e a esposa fechassem o negócio. E foi por necessidade que começaram a cozinhar e fazer catering para a comunidade brasileira.

Percebendo o talento do casal, um cliente investiu e ajudou a criar o restaurante que, desde 2022, oferece conceito gourmet. “O Rustic 21 Bistrô não só é apreciado e valorizado pela comunidade brasileira, como também conquistou o público americano e latino, com uma proposta de cozinha diferenciada e inédita na cidade”, finaliza.

Sobre o profissional

Rodrigo Resende Demarco é bacharel em turismo, pela Universidade Anhembi Morumbi, e tem formação em cozinheiro chef internacional, pelo Centro Universitário Senac, além de MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Mercado, pela FGV. Chef experiente, com mais de 25 anos de expertise em gestão de serviços da indústria de alimentos e bebidas.

O profissional também tem conhecimento na produção de eventos corporativos e sociais em larga escala, desde jantares privados até celebrações para chefes de estado. Além disso, tem experiência em gerenciamento de departamentos de suprimentos, controle de estoque, desenvolvimento de receitas e cálculo de Custo dos Produtos Vendidos (COGS).

Mais Notícias