Com mais de 450 milhões de usuários, o Pinterest é uma plataforma visualmente orientada e popular entre os usuários em busca de inspiração para compras e tornou-se uma fonte de renda para empreendedores do digital. Com mais de 17 mil alunos em mais de 20 países e faturamento de mais de 7 milhões de reais com a plataforma, a especialista em marketing digital Duda Serenine, de 25 anos, explica como vender através da página pode ser uma estratégia eficaz para empresas que buscam aumentar suas vendas.
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Em 2021, após um ano empreendendo, Duda enxergou uma oportunidade no Pinterest. Ela percebeu que a plataforma poderia ser uma ferramenta poderosa para o crescimento de negócios de qualquer segmento. Serenine recebeu recentemente o prêmio Gênios da Atualidade, veiculado na Revista Caras, como reconhecimento pelo seu trabalho como especialista em vendas no Pinterest.
A especialista desenvolveu um método próprio para ajudar empreendedores a usar a plataforma e aumentar suas vendas. “O Pinterest é um universo com várias possibilidades. É possível usar para fazer vendas, aumentar audiência e seguidores em outras redes sociais, e até mesmo para gerar tráfego qualificado para o site do empreendedor”, afirma.
Filha de pai caminhoneiro e mãe empregada doméstica, Duda conta que sempre teve o sonho de ser médica, mas que a pandemia de covid-19 a fez mudar de planos. E em 2020, ela viu um anúncio na internet e começou a empreender online. “Passei por altos e baixos na minha jornada empreendedora, mas nunca desisti do meu sonho de ter sucesso. Eu sempre salvava inspirações de looks e decorações no Pinterest e, assim, virou a chave sobre vender pelo Pinterest quando poucas pessoas faziam isso no Brasil”, afirma.
Mentoria
Duda Serenine tornou-se referência em estratégias de vendas pela plataforma que recentemente passou por atualizações e, agora, vai remunerar produtores de conteúdo como uma forma de incentivar vendas. “Para começar a vender no Pinterest, basicamente, é preciso criar um perfil comercial, otimizar esse perfil com imagens atraentes, descrição sobre a empresa e o que é oferecido”, aconselha a especialista.
A plataforma permite que o produtor de conteúdo crie Pins visualmente atraentes que destacam os produtos para o usuário ‘salvar’. “Por isso, é importante organizar os produtos em painéis temáticos. Por exemplo, se o empreendedor vende roupas, ele pode criar painéis para diferentes categorias ou estilos”, explica Duda.
O Pinterest é visual. Para a especialista, é imprescindível usar imagens de alta qualidade. “Escreva descrições detalhadas para os Pins, incluindo informações sobre o produto, preços e links diretos para compra são muito importantes também na hora de vender. Além disso, usar palavras-chave relevantes e botões para facilitar o processo de compra diretamente na plataforma é outra dica crucial”, conclui a profissional.
Duda Serenine usa a alcunha ‘Rainha dos Pinterest’ na internet, a qual registrou o direito autoral recentemente. Ela atua no Instagram com o @dudaaserenine com mais de 150 mil seguidores. No Pinterest, ela possui mais de 11 milhões de visualizações mensais.