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De olho nos avanços do setor elétrico, Esfera Energia apresenta nova marca

A companhia tem se preparado para a abertura total do mercado de energia, prevista para acontecer nos próximos anos e na qual a experiência do consumidor será determinante para os negócios. Por isso, investiu no reposicionamento frente ao mercado e aos clientes.

De olho nos avanços do setor elétrico, Esfera Energia apresenta nova marca
De olho nos avanços do setor elétrico, Esfera Energia apresenta nova marca

O setor elétrico brasileiro tem registrado um movimento constante de avanços, que complementa o propósito de modernizar o sistema. Uma dessas novidades é a abertura do Mercado Livre de Energia para mais empresas.

O Mercado Livre de Energia permite que compradores e vendedores negociem energia livremente entre si, seguindo a regulamentação do setor. Quando comparado ao Mercado Cativo, a principal diferença do Mercado Livre é a possibilidade de contratação de energia com até 35% de economia. Essa e outras vantagens já atraíram mais de 35 mil unidades consumidoras para o ambiente livre, de acordo com dados de setembro da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, Abraceel.

A partir de janeiro de 2024, segundo levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), cerca de 72 mil novas empresas conectadas em média tensão poderão migrar para o Mercado Livre de Energia, sem a necessidade de uma demanda mínima de energia, devido à portaria Nº 50, de 2022

“A transição dessas empresas para o ambiente livre vai levar alguns anos e a meta da Esfera Energia é alcançar 10% do market share desses novos entrantes até 2030”, destaca Guilherme Esperidião, VP de Aquisição de Clientes e Transformação de Negócio da Esfera Energia. “Projetamos fechar o ano de 2024 com 1.860 unidades”, afirma.

Investimento em rebranding

De olho nesse movimento do mercado, a Esfera Energia, companhia fundada em 2015 e que já gerencia mais de 1.200 ativos no Mercado Livre de Energia, apresenta nova marca e propósito: “impactar o maior número de pessoas com a venda da melhor energia de forma simples, ágil e transparente”.

A companhia tem se preparado para a abertura total do mercado de energia, prevista para acontecer nos próximos anos e na qual a experiência do consumidor será determinante para os negócios. Por isso, investiu no reposicionamento frente ao mercado e aos clientes. 

“A nova marca aproveita o legado da anterior e reforça a nossa essência, que é ser uma companhia próxima, diversa e tecnológica, focada sempre em simplificar a experiência do consumidor com a energia”, destaca Marcelle Eroles, Gerente de Marketing da Esfera. 

Resultado de um processo conduzido pela agência Brand Gym, a nova marca ganhou nova tipografia e cores. O ícone, que já é o símbolo da empresa, foi repaginado, mas manteve a cor magenta. Em nova posição, o ícone faz uma referência ao “elevado à potência”, trazendo de maneira gráfica ideia da potência da simplicidade.

O projeto de rebranding durou 10 meses, com a realização de workshops de imersão entre os times da Brand Gym e da Esfera, coleta de depoimentos de clientes empresariais e residenciais, conversas com consultores e análises de cenários e visão de negócio. 

Novo perfil de clientes

Segundo Grazi Shimizu, Head de Estratégia e Conteúdo da Brand Gym, o desafio do trabalho foi justamente aproximar ainda mais a empresa do consumidor final de energia, diferenciando-a em um mercado de alta concorrência e reforçando o posicionamento da Esfera Energia junto aos clientes que vão poder estar no Mercado Livre de Energia nos próximos anos.“Ocupamos esse espaço com a proposta de levar ao cliente a melhor energia, que é aquela que faz mais sentido para ele e a sua realidade de consumo”, pontua Grazi. 

Outra novidade foi a criação de naming para as soluções de energia da Esfera, transformando-as em produtos de mais fácil compreensão. “Buscamos nomear os produtos com o que se propõem a fazer pelos clientes e esse cuidado é fundamental em um negócio complexo como o de energia”, acrescenta Marcelle. São três produtos para os mercados B2B e B2C, cada um com uma proposta de valor adequada ao público. 

Para o mercado B2B

Esfera Resolve: gestão e consultoria personalizados para grandes empresas que precisam de suporte e acompanhamento técnico na gestão da energia. 

Esfera Simplifica: solução para empresas que querem migrar para o Mercado Livre com um processo mais simples e com proteção das flutuações do mercado.

A Esfera atua também na gestão e consultoria para usinas geradoras de energia, oferecendo suporte para a definição da estratégia de comercialização de energia e suporte para a resolução de questões regulatórias. 

Para o mercado B2C

Esfera Economiza: solução voltada aos consumidores residenciais atendidos pela CEMIG, em Minas Gerais, e CPFL Paulista que buscam economizar na conta de luz, consumindo energia limpa. 

Equipe do projeto

Brand Gym: Robson Fernandez (Design), Clareana Gobbet (Brand Ops), Grazi Shimizu (Estratégia), Maria Paula Abreu (Redação).

Esfera Energia: Braz Justi (CEO), Guilherme Esperidião (Vice-Presidente), Mauricio Morais (Diretor Comercial), Elaine Marques (Gerente de Tecnologia), Noelly Capovilla (Analista de Marketing), Marcelle Eroles (Gerente de Marketing)

 

Sobre a Esfera Energia 

A Esfera Energia atua para simplificar a economia com energia para empresas e pessoas em todo o Brasil.

A companhia gerencia mais de 1200 unidades consumidoras no Mercado Livre de Energia, atende mais de 420 grupos empresariais, gerencia mais de 1.200  unidades consumidoras no Mercado Livre de Energia e leva  economia para mais de 2.600 clientes residenciais.

Sobre a Brand Gym

A Brand Gym é a primeira empresa de branding para startups da América Latina. Com mais de 250 clientes atendidos, dentro e fora do Brasil. Hoje, além do foco em startups, expandiu a sua atuação e leva essa metodologia para um nicho maior das grandes marcas de tecnologia com foco em performance e resultado.

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