O varejo está investindo em ações nos pontos de venda em busca da recuperação da atividade neste ano. Com isso, a procura por profissionais de trade marketing, reposição e merchandising para atendimento aos clientes vem registrando forte crescimento.
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Entre janeiro e setembro de 2023, a C2C, divisão de marketing promocional, trade marketing e sales da Gi Group Holding, registrou um aumento de 33% no volume de profissionais contratados para atuar no varejo alimentar em relação ao mesmo período do ano passado. No varejo de bens de consumo, houve um crescimento de 39%, enquanto o varejo de moda e luxo apresentou um salto de 46%.
“Os dados são extremamente positivos e mostram a preocupação das lojas físicas com o processo de experiência dos clientes na ponta. Para enfrentar os atuais desafios, como a migração dos consumidores para as compras online, é preciso cada vez mais investir em ações que promovam uma experiência diferenciada no ponto de venda. Nesse sentido, torna-se fundamental melhorar e otimizar o processo de seleção de funcionários no varejo, buscando profissionais qualificados e alinhados com a cultura da empresa”, afirma Julio Bastos, superintendente da C2C.
De acordo com o estudo conduzido pelo Instituto Brasileiro dos Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e pela FIA Business School, as vendas do varejo ampliado devem registrar um aumento significativo de 5,2% no período de janeiro a novembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, quando se trata do varejo restrito (que exclui vendas de automóveis, motos, peças e material de construção), a expectativa é de um crescimento mais modesto de 1,2%, descontada a inflação.
Bastos afirma que se essas projeções se concretizarem, o setor estará caminhando para superar o desempenho de 2022, quando a receita real do varejo restrito cresceu apenas 0,68% em relação a 2021, e a do varejo ampliado recuou 0,69%, em um cenário de inflação mais elevada.
“O varejo brasileiro enfrenta desafios, mas também apresenta oportunidades de crescimento em 2023. O setor está se esforçando para superar as dificuldades dos anos anteriores e caminhar em direção a um desempenho mais sólido. A inovação desempenha um papel crucial na evolução do varejo que precisa de soluções criativas e eficazes”, diz o especialista.