Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Aumento na aquisição de carro por assinatura acelera tendência por modalidade

O serviço de aquisição sem se apegar segue em ascensão, acenando para uma tendência de comportamento de novos motoristas

Aumento na aquisição de carro por assinatura acelera tendência por modalidade
Aumento na aquisição de carro por assinatura acelera tendência por modalidade

O carro por assinatura é uma realidade que vem ganhando o gosto de novos motoristas que trocam certas obrigações por uma eventual economia. Essa mudança de hábito tem sido gradativa, mas numa curva crescente, e consiste, primariamente, em desapegar da propriedade de um carro em troca da posse do mesmo.

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), a frota das empresas de locação destinada para o carro por assinatura cresceu 16,4%, entre janeiro e setembro deste ano. Pegando carona na mudança de comportamento das pessoas motivadas pela pandemia por Covid-19, a tendência é que a participação do carro por assinatura possa até dobrar no médio prazo, já que essa é uma modalidade que veio para ficar, segundo o presidente da Associação, Marco Aurélio Nazaré, que acrescenta ainda que a “mudança de comportamento em relação ao transporte e à mobilidade”.

Conforme observa Márcio Klepacz, CTO da ComparaCar, a instabilidade econômica combinada as inovações do mercado automobilístico contribuem para essa mudança de perfil. “O país está se recuperando de um cenário econômico desfavorável – assim como o mundo – e que afetou muito a indústria automobilística. As incertezas com crédito e as altas taxas de financiamento são fatores que inclinam as pessoas a não realizarem a compra de um automóvel, e sim, optarem por assiná-lo”, pontua.

O motorista, por sua vez, precisa analisar e colocar na ponta do lápis o valor da assinatura do carro e as despesas que arcaria caso comprasse um. Ao ser inserido nessa experiência de só pagar o valor da assinatura, abastecer e sair rodando, ainda precisa lidar com outros dois quesitos principais: a procura e a escolha deste veículo, visando obedecer a relação custo-benefício.

Conforme analisa Alan Lewkowicz, CEO da ComparaCar, a inserção de novos modelos de negócios, como a de assinar por um carro, trouxe às pessoas outras opções além da compra. “Só se tinha uma alternativa para adquirir um carro: ir à concessionária, encomendar, pagar à vista ou financiado e, dependendo do modelo, esperar o prazo estabelecido pela concessionária para pegar as chaves”, observa Alan.

Daniel Z. Chohfi, CMO da startup, destaca a tendência desse modelo como um comportamento natural de uma nova geração, visto que esses novos motoristas não carregam sentimentos de valor, como a posse de um bem – algo que soa irretocável para motoristas mais tradicionais.

Mais informações: www.comparacar.com.br

 DINO Agência de Notícias Corporativas

blank

Mais Notícias