Evento dedicado à indústria de turismo, WTM Latin America, vai ser realizado entre os dias 3 e 5 de abril, em São Paulo. A décima edição do evento acontece durante o momento em que o mercado de viagens global se mostra otimista, com números positivos para o setor.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) mostram que os números atuais do turismo já estavam com sinais promissores ainda no primeiro semestre de 2022. No último ano, de janeiro a julho, o estudo estima que 474 milhões de turistas do mundo fizeram viagens internacionais no período, em comparação ao fluxo de 175 milhões nos mesmos meses do ano anterior.
A WTM Latin America, feira que reúne diferentes segmentos do mercado de turismo, acontece anualmente na cidade de São Paulo, considerada um dos maiores eventos para profissionais de turismo em número de participantes.
São, ao todo, cerca de 20 mil profissionais do setor que se encontram durante três dias de evento. Palestras, rodadas de negócios e expositores representando mais de 40 países aproveitam a oportunidade para estudar o mercado e ver as tendências da indústria de viagens na América Latina.
Impulsionados pela tecnologia, inovação e por estratégias de marketing turístico, o setor busca se digitalizar, motivados pela mudança nas formas de consumo pós pandemia. O interesse em inovar no mercado se tornou ainda mais forte nesta nova edição, marcado pelo recente debate relacionado ao futuro do trabalho e as ferramentas de AI (inteligência artificial), como o ChatGPT e outros geradores de dados que podem impactar de forma significativa diferentes setores, incluindo o turismo.
“O mercado de viagens ainda não entendeu a tecnologia de dados e como isso pode facilitar que as empresas alcancem turistas no mundo todo de forma segmentada, garantindo maior demanda. Se atualizar para entender essas novas ferramentas pode ser decisivo para os próximos anos”, afirma Gustavo Albano, diretor de tecnologia e startups da Travel Media PR, empresa de distribuição global de mídia e análise de dados para a indústria de Viagens e Turismo.
O núcleo de startup de viagens é responsável por gerenciar marcas próprias como o Guia Viajar Melhor, que chega a se comunicar diariamente com mais de 10 mil turistas em potencial. A marca estará presente na WTM Latin America pela sétima vez, colaborando em mesas de debate sobre inovação, tecnologia e inteligência estratégica para o mercado de viagens.
A programação deste ano traz, ainda, o painel “De onde vem as Boas Ideias? Inovação e Marketing Digital no Turismo”, dedicado para debater sobre marketing e a tecnologia na indústria de viagens. A apresentação será ministrada por Thais Medina, Diretora da Business Factory e Head de Marketing Latam da BestBuy Travel, Adriana Merjann, CEO Bonito Way Turismo e Eventos, e Danielle Roman, CEO Interamerican, Public Relations LATAM.