O asfalto chegou às ruas de mais dois bairros de Manaus, nesta sexta-feira (08), com o avanço dos trabalhos do programa Asfalta Manaus. O governador Wilson Lima fiscalizou frentes de obras no Coroado e na comunidade Nova Floresta, ambas na zona leste, ao longo da tarde.
Na rua Pingo D’água, no Nova Floresta, a infraestrutura era o sonho de pelo menos duas décadas dos moradores, conforme relata a dona de casa Mirlene Souza Coelho, de 43 anos.
No lugar, homens e máquinas trabalhavam para aproveitar o sol, sob olhares ansiosos da vizinhança. A presença desse tipo de serviço é uma novidade para os moradores, que há tempos enfrentavam a poeira, lama e outros problemas que a falta de infraestrutura representa.
“A gente estava há muitos anos, acho que está com 24 anos que a gente está aqui, e é a primeira vez que estão metendo asfalto que preste aqui. E pra gente é bom. Tinha vários buracos, né, muito buraco e aí ficava ruim de descer até viatura, ambulância, e agora não. Creio que vai melhorar muito para a gente. vai ficar melhor com certeza”, disse Mirlene.
O Asfalta Manaus atua com 30 frentes de obras trabalhando, de forma simultânea, em todas as zonas da cidade. Lançado no início do mês de maio pelo governador Wilson Lima e pelo prefeito David Almeida, o serviço de recapeamento vai alcançar 10 mil ruas da capital. O trabalho é realizado por mais de 500 máquinas e um efetivo de mais de 600 operários.
“Nós estamos começando naquelas áreas mais críticas. Estamos começando de dentro dos bairros para fora. Aqui na comunidade Nova Floresta, por exemplo, na zona leste, nós estamos colocando o mesmo asfalto que é colocado lá no Vieiralves, na Ponta Negra. O que a gente está trazendo para cá é um serviço de qualidade”, afirmou o governador Wilson Lima, durante vistoria dos trabalhos nos bairros Nova Floresta e Coroado, na tarde desta sexta-feira (8).
Em apenas dois meses, já foram trabalhadas mil ruas em vários bairros. Morando há 30 anos na rua Pingo D’água, o aposentado Enéias Avelino, de 81 anos, nem lembra mais quando foi a ultima vez que o bairro havia recebido melhorias. “Moro aqui desde 1998. Só vi o asfalto passar aqui só uma vez”, relatou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, vias dos bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam equipes de obras, e muitas delas estavam esquecidas há anos.
Fonte:REPÓRTER PARINTINS