Amazônia Sem Fronteira

Política

Wilson Lima vai levar iluminação de LED para mais 20 municípios do Amazonas, quando reeleito

Governo do Amazonas vai receber ajuda do governo federal para ações de apoio ás vítimas das alagações em Manaus
( Foto: Reprodução )

Candidato à reeleição, governador já modernizou a iluminação pública de 13 municípios e está instalando LED em mais três

O programa Ilumina+Amazonas, criado pelo candidato à reeleição, governador Wilson Lima, vai chegar a mais 20 municípios em seu segundo mandato. A iniciativa substitui lâmpadas antigas a vapor, de mercúrio e mistas por luminárias modernas de LED, mais eficientes e econômicas, melhorando também a segurança da população, que passa a contar com ruas melhor iluminadas.

“Nas cidades em que já implantamos o LED a noite virou dia, com ruas muito mais iluminadas. Isso faz diferença na qualidade de vida, na segurança da população, além de fazer com o que o município economize mais. Vamos continuar trabalhando para que esse avanço chegue em mais cidades do interior”, ressalta Wilson.

Em 13 municípios do Amazonas a instalação de luminárias de LED já foi concluída. O programa está em andamento nas cidades de São Gabriel da Cachoeira, Beruri e Tabatinga. E até o final de 2021 deve completar 24 cidades atendidas, conforme o planejamento, que inclui Benjamin Constant, Carauari, Eirunepé, Borba, Coari, São Paulo de Olivença, Codajás e Iranduba, conforme o planejamento.

Mais de 37 mil pontos de iluminação foram substituídos, desde o mês de maio deste ano, nas sedes das cidades e também em 23 comunidades rurais.

Benefícios – Além de produzirem mais luminosidade que os modelos tradicionais, as luminárias de LED geram economia de até 60% de energia, reduzem custos de manutenção, têm maior durabilidade, reduzem a emissão de carbono e não contém metais tóxicos, como o mercúrio, altamente prejudicial ao meio ambiente e às pessoas.

O LED contribui com a redução dos custos de manutenção da iluminação pública para os municípios e pode trazer também economia na conta de luz, com redução na Cosip (contribuição para custeio da iluminação pública), que pode ser repassada para o cidadão, entre outras vantagens.

Fonte: ASCOM/SECOM

Mais Notícias