Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Wilson Lima inaugura quatro unidades móveis do PAC e amplia serviços de cidadania na capital e região metropolitana

Wilson Lima inaugura quatro unidades móveis do PAC e amplia serviços de cidadania na capital e região metropolitana

Wilson Lima inaugura quatro unidades móveis do PAC e amplia serviços de cidadania na capital e região metropolitana
( Foto: Reprodução )

As zonas centro-sul e norte são as primeiras a receber os contêineres com serviços que deverão ser agendados via aplicativo SASI
 
O governador Wilson Lima, inaugura, nesta quarta-feira (25/01), quatro unidades móveis do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Manaus. Estruturadas em contêineres, as unidades estão distribuídas, inicialmente, em três pontos das zonas centro-sul e norte. Com isso, a rede de atendimento da capital passa a ser de 13 unidades com serviços diversos de cidadania.
 
Com as novas estruturas, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc) amplia o acesso aos serviços de cidadania também para a Região Metropolitana, nas cidades que não possuem PACs. Para essa região, o cronograma de municípios está em fase de definição.

O maior benefício dos novos modelos é levar os serviços de cidadania para mais perto da população. Hoje, semanalmente, são 32,5 mil atendimentos em nove unidades de Manaus. A expectativa é que esse número aumente para 40 mil. O acesso aos serviços deverá ser feito via aplicativo SASI, onde serão abertas vagas para agendamento semanal.
 
Cada container possui 12 postos de atendimento e, inicialmente, devem ser instalados no período de 45 dias em cada local selecionado. Ao todo, são 48 novos postos disponíveis para atender a população de Manaus e, posteriormente, a Região Metropolitana. O interior também vai receber as estruturas. Quatro unidades móveis estão sendo preparadas e serão distribuídas em 4 municípios.
 
Novos PACs
 
Os novos PACs funcionarão em horário de expediente, de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Qualquer alteração nos horários será comunicada via Sejusc.
 
Dois contêineres foram instalados nas dependências da Escola de Educação Profissional do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), localizado na Rua Marginal Esquerda, no bairro Galiléia, zona norte. Só nessa região, são 24 postos de atendimento abertos.
 
Uma unidade, com capacidade para atender até 12 pessoas ao mesmo tempo, está na área da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), localizada na avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro, zona centro-sul.
 
A quarta estrutura, que também atenderá até 12 pessoas ao mesmo tempo, foi instalada no estacionamento do Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, no bairro Cidade de Deus, zona norte.
 
Serviços

As unidades móveis dos PACs ofertam os serviços que um PAC fixo oferece, como a emissão de RG em primeiras e segundas vias. Além disso, há a emissão das carteirinhas de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), que isenta o portador das tarifas no transporte; orientações sobre o Idoso Empreendedor; pré-cadastro e agendamento para junta militar.
 
Nas unidades móveis dos PACs os usuários da Amazonprev poderão tirar o contracheque; cédula C; cadastro no portal do segurado; atualização de cadastro; consulta e andamento de processos; orientação de checklist de pensão por morte; e sobre o aplicativo “Meu RPPS”.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
 
Aqueles que estiverem em busca de emprego poderão ser auxiliados para o cadastro de currículo na Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), além de orientações sobre o seguro desemprego e a carteira de trabalho digital.
 
Agendamento

Para solicitar atendimento é preciso agendar via aplicativo SASI, que abre vagas todas as quintas-feiras. O primeiro passo é baixar o aplicativo, fazer o cadastro e depois colocar o código “SJPAC”. Em seguida, é só acessar o primeiro canal, que é onde se solicita o agendamento.

Após a solicitação feita, a pessoa recebe uma mensagem, pelo e-mail e telefone cadastrados no aplicativo, em até 72 horas, com a confirmação do serviço via SMS ou e-mail.

Fonte: ASCOM/SECOM

Mais Notícias