Bombas atingiram infraestruturas críticas e instalações elétricas; Kiev também sofre com o corte no fornecimento de água
Centenas de localidades da Ucrânia, espalhadas por sete províncias do país, tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido devido a bombardeios realizados nesta segunda-feira (31) pelas forças da Rússia contra instalações críticas.
A nova onda de ataques registrada provocou danos em 18 infraestruturas, especialmente relacionadas à energia, segundo informou o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, conforme veiculou a agência local de notícias Ukrinform.Em sete das províncias bombardeadas, houve cortes de eletricidade, enquanto em outras houve danos em alvos civis.
Há registro de falta de energia em diversos bairros de Kiev, de acordo com fontes da prefeitura da capital, enquanto 80% da população não conta com fornecimento de água potável.
O comando militar da Ucrânia informou mais cedo que conseguiu derrubar 44 mísseis de cruzeiro da Rússia dos 50 lançados hoje contra infraestruturas críticas e instalações elétricas de diversas partes do país.
O chefe do gabinete presidencial ucraniano, Kyrilo Tymoshenko, denunciou, por sua vez, “ataques em massa” contra o sistema energético do país, em regiões como Kirovohradska e Vinnytsia.
Também houve ataques registrados na região de Zaporizhzhia, onde está a maior usina nuclear do país, assim como em Chernivtsi.
Fonte: R7.COM