Equipes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), estão em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para o primeiro Plantão Socioambiental do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). Os atendimentos serão realizados nesta quinta-feira (31), a partir das 8h, na Escola Tomaszinho Meirelles, na rua Fausto Bulcão, 020, Palmares.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo, ressalta que estes plantões serão realizados mensalmente, para oferecer atendimento personalizado, especialmente para aqueles que estão na área de intervenção do Prosai Parintins. “Estamos aqui para ouvir e esclarecer todas as etapas do programa. Como esta é uma orientação mais individualizada, pedimos que a população que está na área de intervenção do programa informe o número do selo marcado em suas casas, para facilitar o atendimento”, orienta o secretário.
As obras do Prosai Parintins vão impactar diretamente os bairros Santa Clara, Palmares, Francesa, Santa Rita de Cássia e Castanheira. Mas como a abrangência do programa vai além das áreas de intervenção das obras, toda a população que tiver interesse, pode tirar dúvidas durante o Plantão.
Quem não puder comparecer presencialmente pode procurar outros canais, como o WhatsApp (92-99124-6829) e o site http://www.consultasociedadeprosaiparintins.am.gov.br, além do Grupo de Apoio Local (GAL), composto por líderes comunitários que servem como um elo entre a população e o programa.
Ações preparatórias
A agenda de atividades da UGPE em Parintins inclui uma reunião preparatória com o GAL. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (30), para alinhar a pauta para os próximos meses, e orientar estes líderes para que sejam multiplicadores de informações sobre a execução das obras e ações de reassentamento, e também sobre o programa habitacional Amazonas Meu Lar, lançado pelo Governo do Amazonas. Durante o encontro, também haverá uma roda de conversa focada nas ações ambientais do Prosai.
A missão envolve, ainda, visitas institucionais à sede da Defensoria Pública no município, nesta quarta-feira (30), e seguem na quinta e sexta-feira (31 e 1º/09), no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) e outras instituições, visando apoio e parceria para as próximas atividades.
Prosai Parintins
O Prosai Parintins vai urbanizar uma área de risco de alagação na região conhecida como Lagoa da Francesa, para solucionar problemas ambientais, urbanísticos e sociais do local e redondezas. As obras previstas são de drenagem e esgoto, mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais, parques urbanos e equipamentos públicos.
O Prosai Parintins vai reassentar cerca de 832 famílias, e prevê a construção de 504 unidades habitacionais, que também estão incluídas no Programa Amazonas Meu Lar.
A expectativa é que as obras iniciem ainda no primeiro semestre de 2024, após a liberação dos recursos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os investimentos serão na ordem de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo BID, e U$ 17,5 milhões de contrapartida estadual
Fonte: ASCOM/UGPE