São esperados para o lançamento da missão Artemis 1 entre 100.000 e 200.000 visitantes
Assistir ao lançamento de um foguete para a Lua é “uma experiência única na vida”, diz Joanne Bostandji emocionada, enquanto se prepara para assistir ao lançamento na segunda-feira (29) do mega foguete americano SLS, o mais novo e mais recente da Nasa.
A mulher de 45 anos, que viajou do norte da Inglaterra com o marido e dois filhos para férias com tema espacial na Flórida, descreve seu plano para o Dia D: “pegar o carro bem cedo e conseguir um bom lugar”, afirmou em Cocoa Beach, não muito longe do Centro Espacial Kennedy.
Entre 100.000 e 200.000 visitantes são esperados para o lançamento da missão Artemis 1, que irá impulsionar uma cápsula vazia para a Lua como parte de um teste para futuros voos tripulados.
A “natureza histórica” do voo de segunda-feira, o primeiro de vários do programa americano de retorno à Lua, “certamente aumentou o interesse público”, disse à AFP Meagan Happel, do Escritório de Turismo da Costa Espacial.
Cruzeiro espacial
Sabrina Morley teve sorte: conseguiu alugar um apartamento não muito longe da praia e irá com seus dois filhos e dezenas de outras pessoas em um barco fretado para a ocasião pela empresa Star Fleet Tours.
Por US$ 95 o ingresso, “vamos entrar no oceano o mais próximo possível do lançamento e assistir à decolagem do navio”, diz ela.
“Nunca estive tão perto de um lançamento”, explica a mulher de 43 anos, que cresceu em Orlando, a menos de uma hora de distância.
Quando criança, ela conseguia ver os ônibus espaciais decolando de seu quintal, como “uma grande bola laranja de fumaça” subindo no céu, e até ouvir a explosão quando eles quebravam a barreira do som.
Morley celebra que o programa Artemis da Nasa tenha como objetivo levar uma mulher à Lua pela primeira vez, em um voo tripulado programado para não antes de 2025.
Bênção para a economia
O retorno dos lançamentos espaciais é um benefício econômico para a região. Uma família de três pessoas gastará em média US$ 1.300 em quatro ou cinco dias, de acordo com o escritório de turismo.
Na estrada principal para Merritt Island, a península onde fica o Centro Espacial Kennedy, a loja de souvenirs espaciais de Brenda Mulberry está lotada de turistas.
Fonte: R7.COM