Amazônia Sem Fronteira

Ciência e Tecnologia

TSMC planeja produção de chips de tecnologia avançada nos EUA, diz fundador da empresa

TSMC planeja produção de chips de tecnologia avançada nos EUA, diz fundador da empresa

TSMC planeja produção de chips de tecnologia avançada nos EUA, diz fundador da empresa
( Foto: Reprodução )

Os novos chips com 3 nanômetros são mais tecnológicos e potentes que os já produzidos pela empresa

A fabricante de chips taiwanesa TSMC planeja produzir chips com tecnologia avançada de 3 nanômetros em nova fábrica de 12 bilhões de dólares no estado americano Arizona, mas os planos ainda não estão completamente finalizados, disse Morris Chang, fundador da empresa, nesta segunda-feira (21).

No ano passado, a Reuters mostrou que a TSMC tinha planos de construir mais fábricas de chips no Arizona, incluindo discussões para a próxima fábrica da empresa ter potencialmente capacidade de produzir chips com tecnologia de 3 nanômetros. O modelo compara-se aos chips de 5 nanômetros, mais lentos e menos eficientes, que serão fabricados quando a instalação iniciar a produção.

Chang, falando a imprensa em Taipé após retornar da cúpula da Apec, na Tailândia, disse que a fábrica de chips de 3 nanômetros estaria localizada no mesmo local do estado americano que a produção de 5 nanômetros.

“Três nanômetros, a TSMC agora tem um plano, mas não foi totalmente finalizado”, disse Chang, que se aposentou da TSMC, mas continua influente na empresa e na indústria de chips em geral.

“Está quase finalizado – no mesmo local do Arizona, em fase dois. Cinco nanômetros é a fase um, 3 nanômetros é a fase dois”, explicou Chang.

A TSMC, empresa listada como a mais valiosa da Ásia, não comentou o assunto, e apenas fez referência a sua declaração no início deste mês de que estava construindo um local para uma potencial segunda fábrica no Arizona, porém não havia chegado a uma decisão final.

A empresa está organizando uma cerimônia no Arizona em 6 de dezembro. Chang disse que estará presente, juntamente com os clientes e fornecedores da TSMC e a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo.

Chang acrescentou que o presidente dos EUA, Joe Biden, também foi convidado, mas não sabe se irá.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias