Amazônia Sem Fronteira

Política

TSE registra 39 mil denúncias de propaganda irregular nas eleições

TSE registra 39 mil denúncias de propaganda irregular nas eleições
(Foto: Reprodução/TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou, até neste domingo (15), mais de 39 mil denúncias por propaganda eleitoral irregular. As reclamações são coletadas pelo aplicativo Pardal, e podem ser checadas pelo público em um painel disponibilizado pela corte.

Ao todo, foram 39.046 denúncias até as 17h30 de hoje. O período de propaganda eleitoral teve início no dia 16 de agosto. Dessa forma, houve uma média de 1.259 registros por dia. A título de comparação, as eleições municipais de 2020 registraram 105.543 possíveis irregularidades.

Segundo o TSE, a maioria das reclamações foram direcionadas para candidatos a vereador (20.860). Postulantes a prefeito receberam 10.375 denúncias, e a vice-prefeitos, 267. Outras 7.544 citam partidos, coligações ou federações.

Os estados que mais reuniram queixas foram São Paulo (7.628), Minas Gerais (4.734) e Rio Grande do Sul (3.974). Propagandas veiculadas na internet são alvo de 11% das denúncias, enquanto 89% são destinadas a outras formas de divulgação, como a televisão e os materiais impressos.

Denúncias são repassadas às autoridades

As queixas podem ser feitas por qualquer pessoa. Basta, no aplicativo, preencher o cadastro e anexar evidências sobre a conduta irregular. As denúncias relacionadas a candidaturas e ao contexto local da disputa são encaminhadas para os juízos eleitorais correspondentes.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Acusações sobre desinformação, porém, são enviadas ao Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade). Em caso de possível crime ou ilícito eleitoral a denúncia vai para o Ministério Público Eleitoral.

 

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias