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Tocando Almas: Projeto incentiva a empatia entre profissionais e usuários no Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo

A unidade é a segunda a receber o projeto, que foi iniciado em 2020, no Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio, que visa criar oportunidades para reflexão de como as pessoas estão percebendo e lidando consigo mesmas e com o seu próximo, dentro do ambiente hospitalar, buscando melhorar as relações e a qualidade da assistência prestada aos usuários na unidade de saúde.

Tocando Almas: Projeto incentiva a empatia entre profissionais e usuários no Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo
(Foto: Divulgação/ SES-AM)

O Hospital e Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), destaca o trabalho realizado pelo projeto Tocando Almas, iniciativa que tem como objetivo a humanização no cuidado com os servidores e, também, com os pacientes e acompanhantes que fazem parte do dia a dia da unidade.

A unidade é a segunda a receber o projeto, que foi iniciado em 2020, no Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio, que visa criar oportunidades para reflexão de como as pessoas estão percebendo e lidando consigo mesmas e com o seu próximo, dentro do ambiente hospitalar, buscando melhorar as relações e a qualidade da assistência prestada aos usuários na unidade de saúde.

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De acordo com o diretor da unidade, Silvio Romano, o projeto procura desenvolver um ambiente hospitalar agradável e estimulante, tanto para servidores quanto para o público externo.

“A gente tem trabalhado muito isso, inclusive nas nossas portas, por reconhecer que a forma como o paciente ou acompanhante irá se comportar dentro da unidade depende muito desse primeiro contato na recepção, na classificação de risco, porque sendo bem recebido, sendo recebido com carinho, com gentileza, com afeto, com generosidade, com bondade, com amor, essa pessoa também, ao circular por dentro do hospital nas várias áreas de atendimento, vai devolver isso para os outros servidores que a atenderão na sequência”, explicou.

Ações

Em exercícios de troca de experiências, profissionais de saúde assumem o papel de pacientes, em vários cenários do atendimento, para entender como um paciente se sente ao chegar à unidade. Em 2022, o projeto realizou a campanha “Gentileza gera gentileza”, com rodas de conversas em diferentes setores do hospital, e atividades, como a aplicação da dinâmica do Dado da Gentileza, que trabalha a união entre os profissionais, além da autoestima e a capacidade de generosidade da equipe.

Neste ano, em alusão ao Janeiro Branco, o projeto realizou a atividade reflexiva “Como Anda Sua Saúde Mental?”, que trabalhou com as equipes da unidade a conscientização a respeito da saúde mental e da importância dos cuidados na busca por qualidade de vida.

Todas as ações são realizadas pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização do HPS, que visa estimular a promoção à saúde do servidor e a melhoria dos serviços, por meio de mudanças nos processos de trabalho.

Reconhecimento

O projeto já foi destaque durante a primeira edição da Mostra do “SUS Que Dá Certo”, com exposições de ações de sucesso na rede pública de saúde voltadas para a Política Nacional de Humanização, Educação Permanente e Controle Social. Foram apresentados os resultados que mostram a importância da atividade realizada para os profissionais e de forma criativa atuam para melhoria do sistema de saúde.

Fonte: ASCOM/SES-AM

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