Qualquer pessoa pode enviar perguntas por email ao R7, que elas serão respondidas pelo site, em parceria com o CRCSP
O R7, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), responde a dúvidas dos contribuintes sobre o IR 2023. Para participar, basta enviar a pergunta por email, para economia-R7@sp.r7.com. O prazo para a entrega da declaração termina no dia 31 de maio.
Pergunta: Meu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi fraudado, e fizeram empréstimos usando-o como garantia. Também abriram uma conta na CEF (Caixa Econômica Federal) com um documento falso, o processo está tramitando no banco já faz três meses, mas nada foi resolvido até agora. Se o empréstimo e a conta não foram contratados por mim, tenho que incluir alguma informação sobre eles na minha declaração do Imposto de Renda? (Andrea Luka)
Leia também:
- Comissão Europeia proíbe funcionários de usaram o TikTok em celulares oficiais
- Auxílio Brasil deve incluir novos beneficiários no programa em junho
- Escolas rurais têm mais dificuldade para oferecer ensino remoto
- Rússia amplia sanções contra EUA para incluir esposa e filha de Biden
- Acesso à internet no Norte permanece inferior às demais regiões do Brasil
Resposta: Andrea, neste caso, recomendo não declarar nada referente a essas ocorrências no seu Imposto de Renda, tendo em vista que são operações efetuadas por terceiros e não reconhecidas pela senhora.
Sugiro que seja feito um boletim de ocorrência (se ainda não tiver sido feito) e que a senhora considere a possibilidade de entrar com um processo judicial, por meio de advogado, no Ministério Público, para que possa fazer valer seu direito sobre o dano causado.
Fonte: R7.COM