Amazônia Sem Fronteira

Mundo

Tentativa de rebelião paramilitar expõe ‘fraqueza’ da Rússia, dizem especialistas ouvidos pelo R7

Tentativa de rebelião paramilitar expõe 'fraqueza' da Rússia, dizem especialistas ouvidos pelo R7
( Foto: Reprodução )

A tentativa de rebelião do grupo paramilitar Wagner contra a Rússia, que teve início na sexta-feira (23) e término na noite do sábado (24), evidenciou a fragilidade da Rússia e do governo de Vladimir Putin diante do resto do mundo. Esta é a análise de especialistas em relações internacionais ouvidos pelo R7.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

“O fato de o governo russo sofrer uma rebelião por parte de um de seus braços direitos mais atuantes internacionalmente [o líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin],  com certeza mostra uma fraqueza de Putin”, afirma Gunther Ruditz, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

“O ocorrido demonstrou que as grandes decisões da guerra não estão nas mãos do Ministério da Defesa, do comando das Forças Armadas e nem mesmo de Vladimir Putin, mas sim nas forças dos mercenários”, diz Roberto Uebel, docente da mesma instituição.

Ruditz explica que Prigozhin já atuou em nome da Rússia não só na Ucrânia, mas em diversos outros conflitos, principalmente na África. Os combatentes do grupo Wagner também ajudaram forças separatistas apoiadas pela Rússia a tomar a Crimeia em 2014. A região era uma república autônoma da Ucrânia que foi anexada pela Rússia, fato que gerou o confronto no local e que perdura até hoje.

Uegel complementa a fala do colega e destaca mais um aspecto: apesar de as tropas paramilitares contarem com apenas 25 mil soldados, isso foi o suficiente para elas avançarem centenas de quilômetros em direção a Moscou, o que é bastante preocupante para o Exército russo. Outra demonstração de fraqueza de Putin é o fato de ele ter recorrido ao presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, “considerado o último ditador da Europa”, para fazer um acordo com o grupo Wagner e interromper a rebelião.

Fonte: R7.COM

Facebook – https://bit.ly/3NeHbXt
Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias