Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Simulado de busca e resgate em estruturas colapsadas prepara bombeiros para atuarem em cenários de desastres

Um total de 58 militares participaram do treinamento

Simulado de busca e resgate em estruturas colapsadas prepara bombeiros para atuarem em cenários de desastres
(Foto: Arthur Castro)

Um simulado de busca e resgate em estruturas colapsadas, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) na manhã desta quarta-feira (26), preparou os agentes da corporação para atuarem em cenários de desastres. O treinamento foi realizado em um ambiente que simula espaços confinados e instáveis.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A atividade foi realizada no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. O exercício faz parte da aula prática do curso de Formação de Sargento Combatente e visa preparar os profissionais para situações reais, garantindo maior eficiência durante os atendimentos à população.

O comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz, afirmou que o treinamento dos militares é constante e segue uma orientação do Governador Wilson Lima.

“Nossos militares estão sendo capacitados para liderar e gerir qualquer ocorrência que envolva estrutura colapsada. Aqui na área quente nós podemos usar os cães como ferramenta adicional, além de utilizar drones para fazermos a localização de vítimas”, esclareceu o militar André Wodson, instrutor da disciplina.

Toda a atividade é realizada utilizando técnicas de resgate avançadas, conforme o protocolo INSARAG, um conjunto de diretrizes e procedimentos universais para operações de busca e salvamento em situações de resgate.

O simulado também contou com a participação de cães do Grupamento de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (GBRESC) que são fundamentais para detectar a presença de pessoas soterradas com rapidez e precisão, otimizando o trabalho das equipes e aumentando as chances de resgate.

“Servir a população é algo nobre. Nós que estamos aqui ao longo do tempo a gente se dedica cada vez mais porque é algo que vai fazer parte da nossa história, da nossa vida. Servir, salvar vidas é a nossa missão”, pontuou o militar Emerson Afonso Zwang, aluno do curso. Ao todo, 58 militares participam do treinamento.

 

Fonte: ASCOM/CBMAM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias