Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Sepror destaca avanços na reprodução de peixes nativos na estação de Balbina, em Presidente Figueiredo

Sepror destaca avanços na reprodução de peixes nativos na estação de Balbina, em Presidente Figueiredo
(Foto: Divulgação/Sepror)

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) destaca avanços na reprodução de peixes nativos para o estado, durante visita, na sexta-feira (12), ao Centro de Tecnologia, Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros (CTPC), situado no Distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

Leia também: Sepror visita 41 municípios e aponta metas de apoio a pescadores e associações de classe

A ação foi coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, e seu titular, Alessandro Cohen, também acompanhou a distribuição de 6 mil alevinos para Maués e 20 mil para Barreirinha.

“Nos 30 dias de gestão, já iniciamos uma parceria de pós-doutorado com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), para desenvolvimento e aprimoramento de matrizes de tambaqui, pirapitinga, matrinxã e curimatã. Além do desenvolvimento de uma nova espécie a tambatinga (tambaqui + pirapitinga), espécie de cabeça menor e com mais carne”, ressalta Cohen.

A estação é referência na reprodução de pós-larvas e alevinos no Amazonas. No local, foram visitadas as salas de pesquisas científicas, as incubadoras de produção de pós-larvas, tanques e viveiros e outras instalações.

Distribuição

Somente durante os meses de janeiro até a primeira semana de maio deste ano, foram reproduzidos mais de 525 mil alevinos e 320 mil pós-larvas, destinados aos municípios de Careiro Castanho, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Codajás, São Gabriel da Cachoeira, Barreirinha, Parintins, Iranduba, Maués, Coari e Manaus, atendendo aproximadamente 260 piscicultores. A previsão é entregar até o final de maio, cerca de 190 mil de alevinos a serem distribuídos em mais quatro municípios.

De 2019 a 2022, o CTPC produziu mais de 33,4 milhões de pós-larvas e 6,1 milhões de alevinos de tambaqui e matrinxã, destinados aos piscicultores de 27 municípios do estado.

Fonte: ASCOM/SEPROR

Mais Notícias