Amazônia Sem Fronteira

Cultura

Semed abre exposição “Manaus: O Urbano Sustentável” em referência ao aniversário da cidade

A exposição “Manaus: O Urbano Sustentável”, alusiva ao aniversário da cidade pode ser conferida no Manauara Shopping

Semed abre exposição “Manaus: O Urbano Sustentável” em referência ao aniversário da cidade
(Foto: Divulgação)

A Exposição “Manaus: O Urbano Sustentável”, pode ser conferida no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), localizado no piso Açaí do Manauara Shopping, na Avenida Mário Ypiranga, nº 1.300, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. A visitação está aberta ao público até o dia 30 de outubro, das 10h às 22h, de segunda a sexta-feira.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A ação é promovida pela Coordenadoria das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, em parceria com a Vara do Meio Ambiente (Vema), Manauara Shopping, Carlos Hoan de Andrade (Sukata em Miniatura), Sidney Aguiar e a Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia.

Com o intuito de celebrar o aniversário da cidade, que ocorrerá no dia 24 de outubro, a exposição busca apresentar a visão dos artistas sobre a cronologia do transporte coletivo, um símbolo da expansão urbana. O evento beneficia alunos da rede municipal de ensino, professores, intelectuais, pesquisadores, membros da sociedade civil e frequentadores do Manauara Shopping.

“Esta exposição tem um caráter cultural, artístico e urbano, mas também sustentável e socioambiental, refletindo aspectos históricos de Manaus e do transporte urbano, através de miniaturas e objetos sustentáveis. Estamos realizando esta exposição em outubro, mês do aniversário da cidade, para retratar o lado urbano da capital amazonense”, explicou Renato Júnior, coordenador geral das Ocas do Conhecimento da Semed.

Um dos artistas convidados, Hoan Andrade, trouxe 10 miniaturas de ônibus que circularam em Manaus entre 1980 e 2000. Para ele, o convite representa uma oportunidade de mostrar seu trabalho em um local com grande potencial turístico e rotatividade de visitantes.

“Só tenho a agradecer pelo convite e pela chance de apresentar um pouco do meu trabalho no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), que atrai muitas pessoas e exibe nossa cultura de forma rica e inteligente. Essa exposição é uma vitrine para qualquer artista local, inclusive para mim”, destacou Hoan.

Expositores

Sidney Aguiar – “Quatro cabeças de uma Hidra Urbana: imagens e sonoridades da Cultura Hip-Hop na cidade de Manaus – AM.” Professor Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sidney defendeu a tese “Quatro cabeças de uma Hidra Urbana” em 2022. Ele é mestre em História Social e especialista em Desenvolvimento, Etnicidade e Políticas Públicas na Amazônia. Sua exposição é resultado de pesquisa que visa divulgar a Cultura Hip-Hop e seus quatro elementos artísticos (Breakdance, Deejay, Graffiti e Rap) em Manaus.

Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUAM) – A AIHHUAM promove a integração entre diversos setores culturais, com base no Hip-Hop, e busca a livre expressão de manifestações culturais e práticas sustentáveis na Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento social e artístico desde 2013.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Hoan Carlos Andrade – Sukata em Miniatura Artista autodidata e funcionário público, Hoan é engenheiro agrônomo pela Ufam e pós-graduado em Auditoria Ambiental. Desde a infância, desenvolveu um fascínio pelo transporte coletivo, criando miniaturas com materiais recicláveis como forma de terapia ocupacional. Ele expôs sua arte na Virada Sustentável de 2018 em Manaus.

 

Fonte: ASCOM/SEMED

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version