Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Sejusc promove atividade em alusão à Semana de Luta da População em Situação de Rua

Sejusc promove atividade em alusão à Semana de Luta da População em Situação de Rua
(Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc )

Em alusão à 14ª Semana de Luta da População em Situação de Rua, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com o projeto Casa Restaura-me, realizou, nesta terça-feira (22), uma ação social na Associação Aliança de Misericórdia, zona sul de Manaus. A atividade contou com palestra, orientação, encaminhamento e atendimentos voltados às pessoas em situação de rua.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sejusc (SEDH) e teve a participação de equipes profissionais da Gerência Política sobre Álcool e outras Drogas (GPAD) e da Gerência de Políticas à População em Situação de Rua (GPOP).

Durante a palestra, o foco foi informar sobre os serviços que a secretaria oferece para a garantia dos direitos de pessoas em situação de rua. Além disso, foi promovida uma roda de conversa, onde os participantes puderam ter suas dúvidas respondidas pela equipe da Sejusc.

Também foi realizado atendimento psicossocial, orientação e encaminhamento para órgãos competentes, como a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), entre outros. Um dos participantes da ação, Davi Santiago, conta como foi receber a atenção.

“Esta é a segunda vez que eu participo dessa ação da Sejusc e eu sou muito bem atendido. Muitas das vezes a gente não tem o apoio de ninguém e é muito bom saber que aqui eu posso ser bem recebido, me sentir acolhido”, comemora Davi.

Houve ainda, solicitação para emissão de Certidão de Nascimento Registro Geral (RG); Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (Ciptea) e Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPCD) para pessoas que possuem algum tipo de deficiência. A Secretária da SEDH, Gabriela Campezatto, explica a importância dessa ação no cotidiano desse público.

“Hoje, a Sejusc está aqui em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Esse dia existe para reforçar a busca de direitos da população, vale ressaltar também que a Sejusc, por meio da Gerência da População em Situação de Rua desenvolve esse trabalho durante o ano todo, sempre buscando por políticas afirmativas”, frisa Gabriella.

Dia 19 de agosto é o Dia Nacional de Luta da População de Rua, a data visa mobilizar e conscientizar a sociedade sobre os direitos e o combate da violência à essas pessoas.

Fonte: ASCOM/SEJUSC

Mais Notícias