Amazônia Sem Fronteira

Mundo

Segundo tanque de petróleo desaba em meio a incêndio de grandes proporções em Cuba

Segundo tanque de petróleo desaba em meio a incêndio de grandes proporções em Cuba
( Foto: Reprodução )

Tragédia deixou ao menos um morto e 16 desaparecidos; autoridades temem que o fogo chegue a um terceiro depósito

Um segundo tanque de petróleo desabou durante a noite do último domingo (6) em Matanzas, oeste de Cuba, onde os bombeiros lutam há mais de 48 horas contra um gigantesco incêndio, que deixou um morto e 16 desaparecidos.

“O tanque número 2 acaba de desabar, ainda não sabemos se com a explosão a tampa do tanque 3 foi lançada para longe”, informou o governo provincial do Poder Popular de Matanzas, cidade a 105 quilômetros de Havana.

O incêndio de grandes proporções começou na última sexta-feira (5) à noite, quando um raio atingiu um tanque, que integra uma central com oito grandes depósitos de combustíveis.

O primeiro tanque continha 26 mil metros cúbicos de petróleo, quase 50% da capacidade máxima. Durante a madrugada de sábado, o grande cilindro desabou e as chamas se propagaram para um segundo depósito, que continha 52 mil metros cúbicos de combustível. Esse tanque desabou no domingo à noite.

Os dois tanques afetados estavam próximos e, desde sábado, as autoridades temem a propagação do incêndio para um terceiro depósito.

Diante do risco, as unidades que trabalhavam no local foram retiradas no domingo à noite, informou o governo provincial de Matanzas.

De acordo com o boletim médico mais recente, divulgado antes do colapso do segundo tanque, o balanço do incêndio é de um morto e 24 pessoas hospitalizadas, cinco delas em estado crítico.

As 16 pessoas reportadas como desaparecidas são “bombeiros que estavam na zona mais próxima do incêndio”.

A tragédia acontece três meses após a explosão por vazamento de gás no hotel Saratoga de Havana, uma tragédia que deixou 46 mortos e mais de 50 feridos, com a destruição quase total do imóvel.

As autoridades coordenaram os trabalhos no domingo com os comandantes das brigadas do México e da Venezuela que chegaram no sábado para ajudar a apagar o incêndio.

Quatro aviões mexicanos e um avião venezuelano pousaram no aeroporto do famoso balneário de Varadero, cerca de 40 km ao norte de Matanzas, com ajuda material e assistência técnica. “A ajuda é importante, acredito que será decisiva”, disse Díaz-Canel à imprensa.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias