A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, no sábado, (25), a segunda edição do mutirão “Cidadania em Foco”. Realizado na escola municipal Themistocles Pinheiro Gadelha, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, o evento atraiu quase 2.000 pessoas e registrou mais de 6.000 atendimentos.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A ação ofereceu mais de 40 serviços gratuitos de diversas secretarias e parceiros, incluindo atendimento médico, mutirão de Cadastro Único, emissão de documentos, orientação jurídica e serviços de estética, além de renegociação de débitos com empresas como Amazonas Energia e Águas de Manaus.
“A segunda edição do mutirão ‘Cidadania em Foco’ priorizou atualização, inclusão e recadastramento das famílias no Cadastro Único para garantir que ninguém fique sem o devido atendimento. Em fevereiro, o sistema do governo federal passará por mudanças e ficará fora do ar. Por isso, estamos nos antecipando para incluir o maior número possível de pessoas nos programas sociais. Nesta edição, conseguimos ampliar os serviços oferecidos e, a partir de fevereiro, realizaremos novas ações. Em breve, divulgaremos o calendário anual do ‘Cidadania em Foco’ e do programa ‘Manaus Mais Cidadã’”, destacou o secretário da Semasc, Saullo Vianna
Além da Semasc, o mutirão contou com a presença da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que ofereceu consultas médicas com clínicos gerais, distribuição de medicamentos, vacinas de rotina e contra a Covid-19, entre outros serviços.
A Casa Militar também marcou presença, promovendo alistamento para jovens que completam 18 anos em 2025, consultas sobre situação militar e emissão de certificados de dispensa. Já a Amazonas Energia disponibilizou serviços como emissão de faturas, troca de titularidade, parcelamento de débitos, novas ligações e adesão à tarifa social.
A Águas de Manaus contribuiu com adesão à tarifa social, tarifa zero, negociação de débitos e emissão de segunda via de contas.
Além dos serviços básicos, o evento ofereceu atividades de embelezamento, como cortes de cabelo, design de sobrancelhas, limpeza de pele e esmaltação. Também foram distribuídas mudas de árvores, como parte da campanha de arborização da cidade promovida pela Prefeitura de Manaus.
Para a representante comercial Elen Ferreira, de 45 anos, o mutirão é uma oportunidade valiosa para acessar serviços que muitas vezes são de difícil alcance.
“Isso aqui é muito importante, porque até mesmo a gente, que não tem a facilidade de chegar a uma área jurídica, pode tirar nossas dúvidas. Têm pessoas que não sabem como ir ao Cras para resolver problemas ou buscar orientações. E também tem a área da beleza, aqui a gente pode fazer um pouco de estética, cuidar do rosto, da pele. Tudo isso é muito bom, não só aqui no bairro Jorge Teixeira, mas também em outros bairros”, destacou Elen.
Segurança e lazer
A Defesa Civil garantiu a segurança dos participantes, enquanto uma ambulância do Samu permaneceu de prontidão durante todo o evento.
Para tornar a experiência ainda mais especial, a programação incluiu apresentações musicais, proporcionando momentos de lazer e diversão para a comunidade.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
O programa “Cidadania em Foco” percorrerá todas as zonas de Manaus, oferecendo serviços gratuitos e ampliando o acesso à cidadania para a população.
Fonte: ASCOM/SEMASC
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR