Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Secretaria de Saúde intensifica cirurgias oftalmológicas em 11 municípios no interior do Amazonas

Secretaria de Saúde intensifica cirurgias oftalmológicas em 11 municípios no interior do Amazonas

Secretaria de Saúde intensifica cirurgias oftalmológicas em 11 municípios no interior do Amazonas
(Foto: Rodrigo K Santos/SES-AM

Mais de mil pacientes serão beneficiados com a ação que inicia nesta sexta-feira (04) em Envira

O município de Envira (distante 1.208 quilômetros de Manaus) será o primeiro a receber a ação de cirurgias oftalmológicas realizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) no interior do estado. No total, mais de mil pacientes de 11 municípios serão beneficiados.
Os procedimentos cirúrgicos contemplam dois tipos: catarata – doença em que a visão fica opaca e ocorre em decorrência do envelhecimento, e de pterígio (carne no olho) – lesão que afeta a membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva.

“Sabemos que existe uma fila histórica de pacientes que necessitam desse tipo de procedimento. Ao realizar o mutirão nos 11 municípios, ajudamos muito a população, levando todo equipamento, consultas e medicamentos, com uma equipe profissional, que evita o deslocamento dos pacientes para capital”, destacou o secretário de estado de Saúde, Anoar Samad.

A ação em saúde em será realizada com recursos provenientes de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual delegado Péricles, no valor de R$ 1,8 milhão.

“Temos recursos também programados para o próximo ano, onde será realizado uma série de ações de cirurgias, não somente oftalmológicas, mas também de cirurgias gerais. A ideia é levar a saúde às calhas do Estado do Amazonas, e evitar ao máximo o deslocamento dessas pessoas até a capital”, afirmou a secretária executiva do interior da SES, Rita Almeida.

Municípios contemplados
O primeiro município a receber a ação será Envira, onde mais de 80 pacientes serão beneficiados. Na região metropolitana de Manaus, os municípios de Iranduba, Manacapuru e Rio Preto da Eva receberão o mutirão que vai ofertar 370 procedimentos aos pacientes;

Além destas cidades, os municípios de Apuí, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga e Urucará também serão beneficiados com o mutirão de atendimentos e procedimentos oftalmológicos até o mês de janeiro.

Fonte: ASCOM/SES-AM

Mais Notícias