Amazônia Sem Fronteira

Educação

Secretaria de Educação abre inscrições para 2ª mobilização do Provão Eletrônico no interior do Amazonas

Secretaria de Educação abre inscrições para 2ª mobilização do Provão Eletrônico no interior do Amazonas

Secretaria de Educação abre inscrições para 2ª mobilização do Provão Eletrônico no interior do Amazonas
(Foto: Euzivaldo Queiroz / Seduc)

Manacapuru, Presidente Figueiredo, Tefé e Tabatinga são os municípios que participarão desta mobilização. As provas começam a ser aplicadas no próximo dia 20 de maio

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar abriu, nesta segunda-feira (13), a segunda janela de aplicação do Provão Eletrônico destinado aos municípios do interior do Amazonas. Nesta edição, realizarão o certame os estudantes dos municípios de Manacapuru, Presidente Figueiredo, Tabatinga e Tefé (distantes 68, 117, 1.108 e 523 quilômetros de Manaus, respectivamente). O período de inscrição segue até a sexta-feira (17).

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Para confirmar a inscrição, o interessado deve realizá-la de maneira on-line, pelo site http://examesupletivo.seduc.am.gov.br. É necessário, no momento de preenchimento do formulário, anexar RG, CPF e comprovante de residência do candidato inscrito.

As provas serão aplicadas entre os dias 20 e 24 de maio, também por meio de plataforma virtual, em escolas polo da rede estadual em cada município.

“O provão é uma grande oportunidade de mudança de vida das pessoas. Abre as portas para um emprego melhor, a entrada na universidade, uma chance de fazer um concurso público, vestibulares. Todas essas áreas exigem certificação, e possibilitamos isso”, explicou o coordenador do Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), André Siqueira, que atua na Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed) da Secretaria de Educação.

A primeira mobilização do Provão Eletrônico, este ano, aconteceu no mês de abril, nos municípios de Apuí, Coari, Itacoatiara e Parintins (distantes a 453, 363, 176, 369 quilômetros de Manaus respectivamente). Até o momento, contando com a cidade de Manaus, mais de 15,5 mil candidatos já se inscreveram nas mobilizações do Provão Eletrônico realizadas em 2024.

A prova

O exame supletivo é composto por 20 questões e avalia cada etapa de ensino não concluída pelo aluno. Para quem deseja concluir o Ensino Fundamental, é necessário realizar o Provão Eletrônico com oito componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa. Já para o Ensino Médio, além dessas, serão incluídas as disciplinas de Química, Física, Biologia, Filosofia e Sociologia.

Ao final do provão, os candidatos que alcançarem nota maior ou igual a 6,0 receberão o certificado de conclusão da etapa de ensino. As avaliações são realizadas por meio de um sistema on-line, e a Gaeed disponibiliza profissionais aplicadores que acompanham e orientam sobre questões relacionadas ao certame nos municípios.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

A idade mínima para participar do supletivo do Ensino Fundamental é de 15 anos. Já para quem pretende concluir o Ensino Médio, é necessário ter a partir de 18 anos.

O candidato pode optar em agendar até quatro componentes curriculares por turno (matutino e vespertino); e deverá comparecer ao local de realização das provas com até 30 minutos de antecedência do início da aplicação.

 

Fonte: ASCOM/SEDUC

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version