A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na tarde desta sexta-feira, (4), o 2º Workshop com o tema “Autismo é preciso conhecer para incluir”, na creche municipal Tude Moutinho, localizada no bairro Cidade de Deus, zona Norte. A atividade contou com cerca de 40 pessoas entre pais, mães e responsáveis.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
“Estamos fazendo este workshop para falar da questão do autismo, sobre a inclusão destas pessoas. Trouxemos mães atípicas para fazer relatos, vamos fazer momentos para falar sobre a alimentação de crianças atípicas, além de outras propostas que serão trabalhadas somente com os professores, como por exemplo, o manejo de comportamentos”, destacou a gestora.
Durante a atividade, questões como formas de inclusão para crianças autistas, como lidar como uma criança autista em casa, meios para melhor incluir essa criança no ambiente escolar e familiar, foram abordadas. Além disso, profissionais da área da nutrição, especialista em educação infantil, psicóloga infantil, especialista em transtorno do neurodesenvolvimento e técnicas das Normas Operacionais Básicas (NOBs) participaram da atividade para tratar de pontos específicos e importantes sobre autismo.
A creche Tude Moutinho, atende atualmente, 16 crianças com TEA, em diferentes idades e até níveis de autismo. A unidade tem um quadro de profissionais especializados na área do autismo. Um dos participantes do workshop foi o autônomo Daniel Mesquita, pai do pequeno Bryan Mesquita, de 3 anos, aluno do maternal 3 e diagnosticado com 2 anos de idade com grau 2 de autismo.
Segundo Daniel, eventos como este são bons, para trazer esclarecimentos aos pais que não conhecem a verdadeira concepção do autismo e, principalmente, é importante para quebrar paradigmas e acabar com o preconceito sobre o espectro autista.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
“Traz esclarecimentos a nós pais, ainda mais, pais de primeira viagem. E serve, principalmente, na minha visão, para acabar com preconceitos sobre o TEA por falta de conhecimento. Além disso, serve para sabermos de fato o que é autismo, porque o pai que não tiver conhecimento pode achar que os sintomas do autismo podem estar relacionados a manha, birra de criança, chatice, enfim, e não nada a ver com isso”, frisou.
Todos os anos a creche Tude Moutinho realiza eventos específicos para tratar sobre o autismo, ressaltando a troca de experiências, o conhecimento e o fortalecimento da inclusão, dentro e fora da unidade de ensino.
Fonte: ASCOM/SEMED
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR