Amazônia Sem Fronteira

Mundo

Rússia relata ataque com drone a base militar na região da Crimeia; Ucrânia nega ação

Rússia relata ataque com drone a base militar na região da Crimeia; Ucrânia nega ação
( Foto: Reprodução )

Autoridades da cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, afirmam enfrentar os bombardeios mais violentos desde o início da guerra

A Rússia informou, neste domingo (31), que um ataque com drone explosivo feriu seis pessoas na sede de sua frota no Mar Negro, na Crimeia anexada, enquanto as autoridades da cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, afirmaram enfrentar os bombardeios mais violentos desde o início da guerra.

O governador de Sebastopol, Mikhail Razvojayev, postou em sua conta do Telegram a seguinte mensagem: “Esta manhã, os nacionalistas ucranianos decidiram estragar o Dia da Frota Russa”, que é comemorado na Rússia. Ele explicou que um drone havia pousado no pátio e relatou seis feridos entre os funcionários.

Todas as festividades do Dia da Frota Russa “foram canceladas por razões de segurança”, disse Razvojayev, pedindo aos moradores de Sebastopol que não deixem suas casas “se possível”. As autoridades ucranianas, porém, negaram estar por trás desse ataque sem precedentes, descrevendo as acusações russas como “provocação deliberada”.

O anúncio de um “suposto ataque ucraniano à sede da frota russa em Sebastopol” é “uma provocação deliberada”, disse Serguii Bratchuk, porta-voz da administração regional de Odessa, sul da Ucrânia, em um vídeo no Telegram. “A libertação da Crimeia ucraniana ocupada acontecerá de outra maneira muito mais eficiente”, acrescentou. 

Durante um discurso em São Petersburgo (nordeste da Rússia), o presidente Vladimir Putin anunciou que sua Marinha seria equipada “nos próximos meses” com um novo míssil de cruzeiro hipersônico Zircon, que “não conhece obstáculos”

A frota russa “é capaz de infligir uma resposta devastadora a todos aqueles que decidirem atacar a nossa soberania e liberdade”, assegurou Putin, ressaltando que o seus equipamentos militares “estão sujeitos a melhorias contínuas”. A entrega dos mísseis Zircon “às Forças Armadas russas começará nos próximos meses”, disse ele.

No sul da Ucrânia, as autoridades de Mykolaiv garantiram, neste domingo, que a cidade havia sido alvo de intensos bombardeios russos, provavelmente “os mais fortes” desde o início da guerra, que deixaram pelo menos dois mortos.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias