Amazônia Sem Fronteira

Mundo

Rússia acusa Reino Unido de estar envolvido em explosões contra gasodutos

Rússia acusa Reino Unido de estar envolvido em explosões contra gasodutos

Rússia acusa Reino Unido de estar envolvido em explosões contra gasodutos
( Foto: Reprodução )

Em resposta, a Defesa britânica denunciou no Twitter ‘falsas alegações’ russas para ‘desviar a atenção’

O Exército russo acusou Londres neste sábado (29) de envolvimento nas explosões que causaram vazamentos em setembro nos oleodutos Nord Stream 1 e 2 no mar Báltico, construídos para transportar gás russo para a Europa.

“Representantes de uma unidade da Marinha britânica participaram do planejamento, fornecimento e execução do ato terrorista no mar Báltico em 26 de setembro para danificar os gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2”, disse o Ministério da Defesa russo no Telegram.

A Defesa britânica denunciou no Twitter “falsas alegações” russas para “desviar a atenção”.

A Rússia reclamou repetidamente que não foi incluída na investigação internacional sobre os vazamentos do Nord Stream que se seguiram à suposta sabotagem.

A Justiça sueca anunciou na sexta-feira a intenção de realizar uma nova inspeção dos gasodutos, assim como o consórcio Nord Stream, que enviou um navio civil sob bandeira russa.

Em 26 de setembro, quatro grandes vazamentos foram detectados nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 na ilha dinamarquesa de Bornholm, dois na zona econômica sueca e dois na zona econômica dinamarquesa.

As inspeções submarinas preliminares reforçaram as suspeitas de sabotagem, pois os vazamentos foram precedidos por explosões.

Desde o conflito na Ucrânia, os dois gasodutos, que ligam a Rússia à Alemanha, estão no centro de tensões geopolíticas, alimentadas pela decisão de Moscou de cortar o fornecimento de gás para a Europa em suposta retaliação às sanções ocidentais.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias