Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Ronda Ostensiva Municipal recupera ecobarreira furtada em igarapé da zona Sul de Manaus

Ronda Ostensiva Municipal recupera ecobarreira furtada em igarapé da zona Sul de Manaus
(Foto: Reprodução)

A ecobarreira furtada de igarapé da zona Sul foi encontrada em ferro-velho no Morro da Liberdade

A ecobarreira instalada no igarapé São Francisco, no bairro Petrópolis, zona Sul da cidade, furtada no início da manhã desta terça-feira, (16), foi recuperada pelas equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (Semseg). A estrutura foi encontrada ainda nesta manhã, em um ferro-velho situado no parque residencial Liberdade, bairro Morro da Liberdade, zona Sul.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

“Nós continuamos trabalhando com a nossa Secretaria Municipal de Segurança, que já está imbuída de receber, de colher as imagens, identificar os autores ou o autor, para que a gente possa fazer o encaminhamento necessário no campo judiciário, no campo policial. É um atentado contra o meio ambiente, contra a preservação ambiental, a ecobarreira evita que o lixo chegue até o rio Negro, e essa violação não pode passar despercebida. Nós vamos trabalhar para identificar as pessoas e, assim, nós ampliamos também a colocação de outras ecobarreiras, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, afirmou o prefeito David Almeida.

De acordo com a Semseg, a estrutura foi encontrada pela Romu ainda durante a manhã. A determinação inicial foi a busca em ferros velhos no entorno do igarapé.

“Essa foi a determinação que passamos para nossas equipes, que procurassem próximo ao local onde a estrutura foi furtada e não deu outra. Encontramos nesse ferro-velho e, segundo o proprietário, um rapaz deixou o equipamento no local às 5h, tentando vender, como não vendeu, ele foi embora, porque não conseguiu carregar. O responsável vai ser encaminhado à autoridade policial, que vai tomar as medidas cabíveis”, explicou o secretário da Semseg, Alberto de Siqueira.

No local, equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizam a limpeza da área para instalação da nova estrutura em até 48 horas, evitando detritos flutuantes, como plásticos e garrafas, antes que eles possam poluir ainda mais os rios e igarapés.

“Eu espero que até quinta ou sexta-feira a gente instale a nova estrutura, mas a gente vai ter que trabalhar muito rápido, porque aqui merece uma resposta igual a de quando danificaram a bola das Letras, que, com 24 horas, nós colocamos para funcionar novamente, e é isso que nós faremos”, completou o titular da Semulsp, Sabá Reis.

A nova ecobarreira atenderá às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG), além de estar relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

“Nós temos que botar um outro equipamento de imediato, porque essa ecobarreira que fica aqui no igarapé do São Francisco é fundamental, ela prende muito lixo. A gente vai levar essa parte de equipamento que ficou e, na sequência, vamos instalar uma outra ecobarreira. Creio que, no máximo daqui a dois dias, já vamos instalar esse outro equipamento no igarapé do São Francisco. É de urgência, porque são toneladas e toneladas de lixo que nós evitamos, com a ecobarreira, que cheguem ao rio Negro”, disse o ambientalista Mazinho da Carbrás.

 

Fonte: ASCOM/SEMCOM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias