Governo do país já foi criticado diversas vezes por permitir que seus foguetes caíssem sem controle na Terra
Os restos do foguete chinês Long March 5B (CZ-5B) caíram no centro-sul do oceano Pacífico, às 11h01 (7h01 de Brasília), nesta sexta-feira (4). As informações foram publicadas pelo Comando Espacial dos Estados Unidos no Twitter.
O foguete decolou do sul da China na segunda-feira (31) para levar o terceiro e último módulo da estação espacial chinesa Tiangong, que está em construção.Quando os foguetes caem na Terra, a maioria queima na reentrada na atmosfera, embora pedaços possam chegar ao solo com um tamanho considerável.
A China foi criticada no passado por permitir que seus foguetes caíssem sem controle na Terra.
Em julho, os restos de um foguete chinês caíram no mar de Sulu, nas Filipinas, o que levou Washington a repreender Pequim por não compartilhar informações sobre a descida do objeto potencialmente perigoso.
Espanha fecha espaço aéreo
A Espanha fechou brevemente parte de seu espaço aéreo devido à queda dos destroços do foguete chinês.
Os voos foram totalmente restringidos por 40 minutos na Catalunha, no nordeste e em várias outras regiões, pelo risco associado “à passagem do objeto espacial CZ-5B” pelo espaço aéreo espanhol, tuitou a Defesa Civil catalã.
O fechamento do espaço aéreo, que começou às 9h38 (5h38 de Brasília), também afetou outras regiões do norte da Espanha, acrescentou.
Os voos para Barcelona, Tarragona e Reus, na Catalunha, e Ibiza, nas ilhas Baleares, e outros destinos foram temporariamente interrompidos, devido ao risco, informou a operadora aeroportuária espanhola Aena.
LEIA ABAIXO: Coreia do Sul lança com sucesso primeiro foguete espacial de fabricação própria
Fonte: R7.COM