O renomado chef português Pedro Mendes, destaque na gastronomia europeia por inovar as tradicionais receitas da cozinha lusitana com criatividade, novos ingredientes e sabores, desembarca em Manaus no próximo dia 17 para uma temporada de imersão na diversidade da cozinha amazonense e ainda, promover uma apresentação de seu trabalho, que o tornou referência no Velho Continente.
Nascido em Lisboa, mas com fortes laços familiares com a região do Alentejo, Mendes é um autodidata nas artes culinárias e foi primeiro português com formação na
Academia Alain Ducasse – Les Recontres Etoilées, escola parisiense que seleciona anualmente, dez chefs de todo o mundo para um curso exclusivo.
Sua história na cozinha começou na Bélgica e trabalhou em diversos países como Holanda, França, Inglaterra e Irlanda, antes de retornar a Portugal em 2001, para se consolidar como um dos principais chefs do pais.
Autor de três livros sobre gastronomia, outros destaques da carreira foram a sua inclusão no Guia Michelin – principal guia internacional de restaurantes hotéis – e no livro Guinness World Records em 2012, por produzir o maior omelete do mundo na cidade de Ferreira do Zêzere.
Belle Époque
No Amazonas, o roteiro gastronômico de Mendes inclui visitas aos mercados e feiras de Manaus e também a alguns dos principais municípios do interior para conhecer de perto as frutas, temperos e peixes da região.
Também em Manaus, o chef irá promover, no restaurante Belle Époque, uma mostra de seus pratos que tem como característica o sabor surpreendente, além da história e filosofia de seu autor.
“O Belle Époque segue como referência na cidade e é uma grande honra receber Pedro Mendes e ter a oportunidade de apresentar ao público da cidade o que há de mais atual na alta gastronomia portuguesa e europeia”, destacou a gerente geral do restaurante Belle Epoque, Ana Falcão. Ela acrescenta que, para o menu especial que será servido no restaurante localizado no Vieiralves, também está sendo elaborada uma degustação de vinhos exclusiva para harmonizar com os pratos.
Fonte: ASSESSORIA