Amazônia Sem Fronteira

Mundo

Rei Charles 3º chega a Londres e é recebido por multidão no Palácio de Buckingham antes de discurso

Rei Charles 3º chega a Londres e é recebido por multidão no Palácio de Buckingham antes de discurso
(Foto: ANDREW COULDRIDGE/REUTERS)

Novo monarca britânico, que quebrou protocolo e cumprimentou fãs, fará primeiro pronunciamento à nação por volta das 14h

rei Charles 3º chegou a Londres por volta das 13h40 no horário local (9h40, no horário de Brasília), onde fará nesta sexta-feira (9) o primeiro pronunciamento à nação como o novo monarca do Reino Unido. Na última quinta-feira (8), a mãe dele, a rainha Elizabeth 2ª, morreu, aos 96 anos, depois de permanecer sete décadas no poder.

Ao desembarcar no aeroporto de Northolt, que fica a cerca de 12 km do centro da capital inglesa, Charles foi diretamente para o Palácio de Buckingham. Ao chegar no local, ele foi recebido por uma multidão e cumprimentou centenas de pessoas que se aglomeravam no local.

O novo soberano deve fazer um discurso ao país às 18h (às 14h, em Brasília), de acordo com o presidente da Câmara dos Comuns.

“Gostaria de informar à Câmara que nos reuniremos hoje para homenagens [à rainha Elizabeth]”, disse Lindsay Hoyle a parlamentares. “Aproximadamente às 18h, a Câmara será suspensa enquanto Sua Majestade, o rei, faz sua transmissão à nação.”

Em frente ao Palácio de Buckingham, centenas de pessoas já se aglomeram à espera da fala de Charles 3º. O policiamento no local foi reforçado, já que são esperados milhares de pessoas, informa a repórter da Record TV Cíntia Venâncio.

Antes de falar à nação, porém, o rei deverá se encontrar com a primeira-ministra, Liz Truss.

Multidão recebe rei Charles e rainha consorte no Palácio de Buckingham. Veja fotos:

Charles 3° assumiu o trono imediatamente após a morte de Elizabeth 2ª. O Conselho de Ascensão será convocado dentro de 24 horas e realizado no Palácio de St. James, a residência oficial do soberano, para proclamar o sucessor.

O novo monarca ainda fará um juramento às entidades religiosas do Reino Unido. 

(Por R7 )

Fonte: R7.COM

Mais Notícias