O Projeto de Lei 668/23 proíbe que devedores inadimplentes sejam impedidos de inscreverem-se em concursos públicos ou tenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passaporte apreendidos por determinação da Justiça.
O texto em análise na Câmara dos Deputados insere essa proibição no Código de Processo Civil, que enumera diversas medidas que podem ser adotadas pelo juiz para viabilizar a execução de uma sentença, inclusive o uso de ações coercitivas em caso de inadimplência.
Nesse ponto, o autor do projeto, deputado Rafael Prudente (MDB-DF), defende que a decisão judicial deve permanecer vinculada exclusivamente à esfera patrimonial do inadimplente.
Leia também:
- ‘Decisão prudente’, afirma Rosivaldo Cordovil após prorrogação da data para pagamento do IPTU
- Comissão autoriza estados e municípios a contratar empréstimos para quitar saldo devedor
- Câmara aprova medida que prevê perdão de até 99% de dívidas do Fies
- Descubra 7 direitos que todo endividado com o nome sujo tem
- Brasil passa a marca de 6 milhões de empresas inadimplentes
“Não é razoável que alcance medidas coercitivas que importem na restrição de outros direitos, especialmente o direito de locomoção, que é o primeiro de todas as liberdades”, sustentou.
Prudente criticou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que entendeu ser constitucional aplicar a devedores inadimplentes medidas não expressas na lei, como a apreensão de CNH e passaporte.
Fonte: Agência Câmara de Notícias