Amazônia Sem Fronteira

Educação

Programa Jovem Senador 2024 está com inscrições abertas para alunos do Ensino Médio da rede pública

Programa Jovem Senador 2024 está com inscrições abertas para alunos do Ensino Médio da rede pública
(Foto: Edilson Rodrigues/Senado Federal)

O programa Jovem Senador 2024 está com inscrições abertas para alunos da 1ª a 3ª séries, do Ensino Médio, da rede pública. Idealizado pelo Senado Federal, o programa tem o objetivo de fomentar a reflexão dos estudantes quanto à política, à democracia e ao exercício da cidadania, além de proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. Os interessados têm até o dia 30 de abril para se inscrever.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Com a temática “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, 27 estudantes, de até 19 anos, serão selecionados por meio de um concurso de redação. O melhor colocado de cada estado irá participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto de 2024, em Brasília.

O coordenador do programa na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Antônio Menezes, destacou que em 2023 a rede pública do Amazonas contou com o total de 67 redações inscritas e que este ano o objetivo é aumentar o número de inscrições. Para o coordenador, esta é uma grande oportunidade, onde os estudantes podem ver de perto como funciona o Senado.

“O Jovem Senador é uma iniciativa que vivencia o programa político dentro da democracia, é uma educação cidadã para o estudante. É muito interessante para o estudante porque abre um leque para a realidade democrática”, explicou o coordenador.

Inscrição

O processo de inscrição do Jovem Senador 2024 está dividido em três etapas, em que a primeira consiste na inscrição e no envio da redação até o dia 30 de abril. Nesta fase, serão selecionadas, dentro das próprias escolas, a redação que desenvolver melhor a temática estabelecida pelo programa.

A segunda etapa consiste na seleção estadual. Cada escola enviará a redação escolhida para a sua respectiva coordenadoria, que encaminhará para a secretaria. Na secretaria, uma Comissão Avaliadora formada por cinco professores das áreas de Letras, Sociologia, História e Filosofia selecionará as três melhores que irão para a próxima etapa.

A terceira e última etapa é a definição do vencedor pelo Senado Federal. Esta última consiste na análise das três redações enviadas pelas secretarias de cada estado, onde a comissão julgadora selecionará uma como vencedora e, então, o aluno e o professor orientador estão automaticamente convidados para participar da “Semana de Vivência Legislativa”, com tudo custeado pelo Senado Federal.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Para obter mais informações a respeito da inscrição e orientações sobre o regulamento do programa, o estudante e a escola podem acessar o site https://www.senado.leg.br/jovemsenador.

Fonte: SENADO FEDERAL

Mais Notícias