A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizou, nesta terça-feira, 13/9, a primeira reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Comseg), com entidades representativas, órgãos do município e sociedade civil.
O conselho foi criado para auxiliar a secretaria nas ações de apoio à proteção e de bens e serviços municipais, integrando os organismos governamentais e a sociedade. Essa é última ação que faltava para a efetivação do Comseg.
“O Comseg foi previsto na lei da nossa secretaria e a participação popular é sempre bem-vinda e é sempre importante e mais do que isso, é fundamental para que a gente possa realizar um bom trabalho de qualidade, eficiência e eficácia que atenda as expectativas da sociedade e para isso é preciso ouvir os representantes da sociedade”, explica o secretário da pasta, Sérgio Fontes.
De acordo com a Lei nº 2.817, de dezembro de 2021, essa é a ferramenta que se tornará a caixa de ressonância da sociedade, trazendo suas necessidades e expectativas, além de sugestões para que a segurança municipal possa prestar um serviço de apoio à segurança pública do estado, com atribuições diferentes, porém não menos importantes.
João Darch Clebs, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), destaca a importância de entidades representativas.
“Qualquer que seja a atividade benéfica à população, é boa e necessária. Nós representantes estamos para contribuir. É importante que a OAB esteja representada no conselho por ter interesse público e a segurança é pública”, enfatiza Clebs.
Apesar de não atuar diretamente na segurança pública, o conselho é um instrumento do governo David Almeida para pensar soluções, uma vez que a prefeitura já vem reforçando ações que auxiliam, como limpeza de espaços públicos, iluminação e infraestrutura.
A próxima reunião já tem data marcada, será na próxima sexta-feira, 16/9.
Fonte: ASCOM/SEMCOM