Até o final do mês de maio, a Prefeitura de Manaus vai realizar 11 capacitações voltadas aos servidores e núcleos comunitários vinculados a projetos socioeducacionais. Coordenados pela Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional, vinculada à Secretaria Municipal de Administração (Espi/Semad), os cursos fazem parte da política de valorização e qualificação dos servidores da administração municipal.
Para a segunda quinzena, os destaques são a parte prática da capacitação de guardas municipais para o uso de armamento letal, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Polícia Federal e Exército brasileiro, que terá início no dia 18, e a terceira e quarta turmas do curso de Cuidador de Idoso, promovido em conjunto com a Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas.
Nesta quinta-feira, 5/5, no laboratório Gavião-real, da Espi, aconteceu a primeira, de três reuniões anuais da equipe de organização dos cursos com os “Agentes Espi” nas secretarias e órgãos da prefeitura. O diretor-geral da escola, Júnior Nunes, explicou que o objetivo foi alinhar a divulgação dos cursos, palestras, capacitações e ações programadas para todo o exercício.
“Nessa primeira reunião do ano, tratamos sobre as 136 ações de capacitação que a Espi realizará em 2022, o dobro das atividades do ano passado. Os agentes são parceiros na disseminação das informações sobre essas oportunidades que a administração do prefeito David Almeida abre para que nossos servidores possam se qualificar, sem ter que gastar para isso”, ressaltou.
Cursos em maio
Além das capacitações da Guarda Municipal e dos cuidadores de idosos, a Espi abrirá novas turmas do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); curso de “Interpretação e Leitura do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001 e ISO 18091)”, direcionado a monitores setoriais de Planejamento da Semad; A Formação de Gestores Públicos e Novas Lideranças Municipais; e Redação Oficial, todos visando a qualificação do servidor.
No campo de projetos socioeducacionais, haverá nova turma do curso de reaproveitamento de resíduos sólidos, no Espaço da Cidadania Ambiental, no shopping São José, de artesanato e especialidades em geral, para a comunidade de Petrópolis; de orientações práticas para o cuidado com o idoso, na Matinha; e o de cuidador comunitário, no Núcleo de Assistência ao Idoso de Educandos.
Segundo a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Espi, Jeânia Bezerra, com a participação dos agentes, é possível aumentar o alcance das capacitações.
“Esses agentes vão divulgar todas as atividades da Espi nas 26 secretarias e órgãos do município e isso é fundamental para o sucesso do trabalho que realizamos” afirmou.
Fonte: ASCOM/SEMCOM