Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Prefeitura já recolheu mais de 30 mil pneus jogados nas ruas de Manaus

Prefeitura já recolheu mais de 30 mil pneus jogados nas ruas de Manaus
(Foto: Elane Azevedo/Semulsp )

O descarte irregular de pneus continua sendo um desafio para a limpeza urbana e a saúde pública da cidade. Somente nesta sexta-feira, (11), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), recolheu mais de 4 mil pneus deixados em ruas, calçadas, terrenos baldios e igarapés. Com esse total, a pasta já soma mais de 30 mil pneus retirados das ruas de janeiro a abril deste ano. Em 2024, foram recolhidas 134 mil unidades.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Pneus descartados de forma incorreta acumulam água e se tornam criadouros ideais para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, o material leva séculos para se decompor, contribuindo para a poluição ambiental e agravando os riscos de enchentes, ao obstruir bueiros e igarapés.

O titular da Semulsp, Sabá Reis, destaca que o trabalho da secretaria é constante, mas que a solução passa também pelo envolvimento direto da população.

“Nós temos a determinação do prefeito David Almeida para manter a cidade limpa e saudável. As nossas equipes estão todos os dias nas ruas, mas não há cidade limpa sem a colaboração do povo. Um pneu jogado na rua pode virar foco de mosquito e trazer doenças graves. O descarte correto é uma questão de responsabilidade coletiva”, afirmou o secretário.

Além da coleta de pneus, a Semulsp vem intensificando ações integradas de educação ambiental e serviços de coleta agendada. Mais de 8,5 mil famílias já foram atendidas pela coleta de grandes objetos, com cerca de 22 mil itens recolhidos, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e entulhos.

A coleta seletiva porta a porta e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) também apresentaram resultados expressivos, com mais de 20 mil toneladas de resíduos recicláveis recolhidos nos últimos meses.

Outra frente importante do trabalho da Semulsp é a conscientização da população. Em ações coordenadas por educadores ambientais, cerca de 70 mil pessoas já foram sensibilizadas sobre os perigos do descarte irregular e a importância do cuidado com o espaço urbano e o meio ambiente.

Denuncie e descarte certo

A Prefeitura de Manaus mantém canais para denúncias de descarte irregular e realiza agendamentos para recolhimento de grandes objetos. Jogar pneus e entulho nas ruas, além de crime ambiental, é uma ameaça direta à saúde da população.

“Queremos uma Manaus limpa, bonita e livre de doenças. Mas isso só é possível com a participação de todos. A cidade é nossa casa, e merece respeito”, reforçou Sabá Reis.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Canais de atendimento da Semulsp

Para a retirada de móveis, eletrodomésticos e outros resíduos de grande porte, a prefeitura disponibiliza o Coleta Agendada de Grandes Objetos nos números (92) 98459-5618 e 98415-9563 (WhatsApp). Já o Disk-Limpeza funciona nos números (92) 98842-1202 e 98842-4738 (WhatsApp) para denúncias de descarte irregular, solicitações de limpeza pública e dúvidas gerais.

 

Fonte: ASCOM/SEMULSP

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias