Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Prefeitura intensifica fiscalização do transporte executivo e alternativo para garantir serviços de qualidade aos usuários

Prefeitura intensifica fiscalização do transporte executivo e alternativo para garantir serviços de qualidade aos usuários
(Foto: Naira Nascimento/IMMU)

A Prefeitura de Manaus deu início à fiscalização dos modais executivo e alternativo do transporte público da cidade. A ação, conduzida pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), ocorreu, nesta sexta-feira, (24), na avenida Djalma Batista, com o objetivo de retirar de circulação veículos que não apresentem condições adequadas de trafegabilidade, promovendo um transporte mais seguro e digno à população.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Durante a operação, 17 veículos foram fiscalizados, cinco executivos foram autuados e três foram apreendidos. As apreensões ocorreram devido a irregularidades, como documento do veículo vencido e pneus em condições precárias, com dois deles desgastados até a exposição de arames.

De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, as operações serão constantes ao longo de 2025. “Nosso objetivo é tirar de circulação todos aqueles ônibus e micro-ônibus que não tenham condições de trafegabilidade. Estamos trabalhando de forma conjunta para garantir a qualidade do transporte público em Manaus”, reforçou o diretor-presidente do IMMU.

Em relação ao modal executivo, foi destacada a importância de uma licitação em andamento, que estabelecerá os critérios necessários para a operação dos veículos. “A licitação está em fase de conclusão e definirá os requisitos para que os executivos possam trafegar com segurança e conforto pela cidade. Somente aqueles que atenderem às exigências poderão operar no sistema”, explicou o Arnaldo.

Flores ressaltou que, além da fiscalização, há planos em estudo para a renovação e qualificação da frota, visando atender a demanda crescente da população manauara e melhorar a experiência dos usuários do transporte coletivo.

A iniciativa foi bem recebida pelos usuários do transporte executivo, que aprovaram a fiscalização como medida preventiva. Para a passageira Aparecida Ferreira, de 52 anos, as ações aumentam a sensação de segurança. “Não importa que demore mais um pouco, mas o importante é que evite acidente ou coisa pior com a gente. Muitas coisas já aconteceram. Agora, com essas fiscalizações, a gente está sabendo o que é feito. É uma prevenção maravilhosa”, afirmou.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Com essas ações, a Prefeitura de Manaus busca modernizar o sistema de transporte público, priorizando a segurança, a qualidade e a eficiência no atendimento à população.

 

Fonte: ASCOM/IMMU

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias