A Prefeitura de Manaus abriu, nesta sexta-feira, (23), o “Curso de Formação da Guarda Municipal”. Esta é a 5ª etapa do concurso público da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), e tem o objetivo de aprimorar as habilidades e os conhecimentos técnicos para a atuação na Guarda Municipal de Manaus, para um melhor atendimento à população, assim como priorizar a segurança dos cidadãos e a manutenção da ordem pública.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Segundo o titular da Semseg, Alberto de Siqueira, durante a formação os alunos poderão desenvolver habilidades essenciais e conhecimento técnico necessários para o manuseio de armamento letal, para que seja usado com segurança, eficiência, destreza e responsabilidade; oferecer um atendimento de excelência ao cidadão; e assim priorizar a preservação da vida e proteção do patrimônio público.
“Essa última fase é chamada curso de formação profissional, onde eles terão tanto conhecimentos teóricos quanto conhecimentos práticos. Dentro dos teóricos tem toda a parte legal, a legislativa, a parte constitucional. Da parte prática nós temos armamento e tiro, patrulhamento, abordagem, tanto a ônibus quanto a veículos. Então é um curso completo”, explicou Siqueira.
A capacitação será realizada pela Escola de Serviço Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Nessa fase, que tem caráter eliminatório e classificatório, participarão 230 candidatos, sendo 218 de ampla concorrência e 12 Pessoas com Deficiência (PcDs), que foram considerados aptos na 4ª etapa, que foi a avaliação psicológica.
As aulas acontecerão no período de 26/8 a 31/10, com carga horária total de 476 horas-aulas. Serão quatro turmas, denominadas como: Alfa, Bravo, Charlie e Delta.
“Graças a essa parceria que temos com a Semseg, a Espi é a escola que capacita e faz o treinamento de toda a Guarda Municipal, assim também como cuida do Bolsa Universidade, Bolsa Idiomas e do Bolsa Pós-Graduação, e a nossa expectativa é a melhor de todas, essa sem dúvidas, vai ser a melhor Guarda Municipal de Manaus. Aqui nós ampliamos a grade para que aumentasse a quantidade de equipamentos e instrutores, para que a guarda realmente atue com segurança e êxito no município”, complementou o diretor-geral da Espi, Raimundo Pimentel Filho.
O conteúdo programático que será utilizado no curso é fundamentado na Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, para a Formação em Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, com ênfase na atuação das Guardas Municipais na prevenção da violência e criminalidade, destacando o papel dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
As áreas contempladas nas disciplinas do curso incluem “O Papel das Guardas Municipais e a Gestão Integrada da Segurança Pública ao Nível Municipal”; Funções e Atribuições da GM”; “A Gestão Integrada da Segurança Pública”; “Espaço Público, Guarda Municipal e Comunidade”; “Estrutura e Conjuntura para a Prática da Cidadania”; “Comunicação e Gerenciamento da Informação”; “Técnicas e Procedimentos Operacionais das Guardas Municipais”; “Armamento e Tiro” (teoria e prática).
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Para a candidata, Yara Brasil, as expectativas foram elevadas. “Foram etapas extremamente difíceis, não foi fácil chegarmos até aqui, todos que estão aqui, nós somos guerreiros. Agora, estamos indo para o curso de formação e estamos muito felizes aqui. A cidade precisa saber que vão receber profissionais extremamente capacitados para servir a quem precisa”, disse Yara.
Fonte: ASSESSORIA
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR