A Prefeitura de Manaus iniciará as atividades no Parque Municipal do Idoso (PMI) na terça-feira, 7/2, para mais de mil idosos inscritos. Os alunos serão recebidos com a tradicional “Acolhida”, nos horários das 8h30 às 10h30 e 13h30 às 16h, nas dependências do parque, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
Este ano, a acolhida terá um espaço com um túnel do tempo, com fotos das atividades e eventos desenvolvidos ao longo dos 20 anos do PMI. O segundo ambiente contará com um aulão em ritmo de Carnaval, informações sobre o funcionamento do PMI, dinâmicas e muita marchinha com o DJ Ery Castro.
Neste primeiro momento, as atividades oferecidas serão hidroginástica, natação, alongamento, ginástica laboral e terapêutica, pilates solo, dança de salão, balé clássico, dança coreográfica, oficina da memória, oficina de artesanato, coral “Vozes de Ouro” e violão.
O núcleo de atividades físicas, este ano, apresenta uma novidade. Uma turma de hidroginástica direcionada a pessoas idosas com mais de 80 anos, como explica a gerente de atividades físicas, Ana Beatrice.
“Essa turma da hidroginástica é muito especial, percebemos que estávamos com uma procura alta e um número expressivo de alunos nessa faixa etária, mas que estavam com dificuldades de acompanhar o ritmo, por ter uma intensidade mais elevada, por isso, vamos atender com uma aula preparada exclusivamente para eles” explicou Beatrice.
Durante o período de matrícula, os idosos passaram por avaliação e funcional, composta de uma anamnese, levantamento epidemiológico (Covid) e quatro testes funcionais que avaliam a força de membros superiores e inferiores, flexibilidade e risco de queda, equilíbrio dinâmico e agilidade, com o objetivo de apurar o grau de intensidade no qual estão inseridos, para orientá-los para a atividade correta.
Beneficiando cada vez mais a população idosa, por meio de atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais e de educação para a cidadania, a Prefeitura de Manaus vem fortemente trabalhando em ações para garantir à população idosa de Manaus um envelhecimento saudável.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Segundo a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, o Parque Municipal do Idoso sempre oferece qualidade de vida aos idosos da capital e, na gestão do prefeito David Almeida, é prioridade oferecer cada vez mais qualidade de vida no processo de envelhecimento dos idosos atendidos no PMI.
“É muito importante para os idosos o hábito de frequentar o parque, praticar as atividades, encontrar os amigos e professores queridos. Isso ajuda muito na autonomia, integração social e autossatisfação da pessoa idosa. A prática das atividades melhora o bem-estar cognitivo e social, ajudando a manter a qualidade de vida”, ressaltou.
Sistema Integrado
Este ano, mais uma etapa na informatização do parque foi concluída. O sistema integrado foi criado para administrar as informações da pessoa idosa matriculada no PMI. Interligado aos setores, o processo facilita para que a equipe multidisciplinar possa otimizar as informações de cada aluno. Com o número do CPF, são identificadas todas as informações do matriculado, como presença, quais atividades realizam, exames médicos e outros.
Fonte: ASCOM/SEMCOM