Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Prefeitura entrega unidade com capacidade para realizar mais de 1.100 procedimentos de saúde por mês na zona rural

Ampliação de UBS na Zona Rural vai permitir a realização de mais de 1.100 procedimentos de saúde na rede municipal

Prefeitura entrega unidade com capacidade para realizar mais de 1.100 procedimentos de saúde por mês na zona rural
(Foto: Divulgação)

Dando continuidade à agenda de entrega de obras na Rede de Atenção Primária à Saúde, a Prefeitura de Manaus reinaugurou nesta quarta-feira, (21), a Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Nossa Senhora do Livramento, localizada na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, na região do Rio Negro, a 20 quilômetros da área urbana da capital.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O estabelecimento de saúde foi totalmente reformado e ampliado, passando de 87,77m2 para 190,89 m2, e está pronto para funcionar como ponto de atenção à saúde para 2.380 usuários das comunidades de Livramento, Agrovila, Julião, Colônia Central, Tupé e grupos das etnias Cipiá, Tikuna, Tatuyos, Tuyukas e Dessanas, que moram naquela região.

Na solenidade de entrega, a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, destacou que o funcionamento de mais uma unidade representa o reforço na cobertura da rede de atenção primária, que atualmente está em 81,5%.

“Quando falamos de aumento na cobertura da atenção básica, queremos reforçar que mais unidades reformadas, ampliadas e construídas do zero, estão sendo entregues à população nas áreas de vazios assistenciais. Nosso trabalho tem sido tão bem-sucedido que estamos recebendo gestores de outras capitais, como é o caso de Recife, para conhecer nossas experiências exitosas”, assinalou.

Além das obras para melhorar as condições de acolhimento, que compreenderam ampliação da estrutura, pintura geral, instalação de rede lógica, construção de abrigo adequado para grupo gerador de energia, mobiliários novos, rampa de acesso para usuários com dificuldade de mobilidade e área de espera coberta, a USFR dispõe agora de um ambiente para dispensação de medicamentos (farmácia). Os consultórios médico e de enfermagem e de odontologia, dentre outros, foram revitalizados para dar conforto aos usuários e servidores.

A presidente da Comunidade Livramento, Francisca Cavalcante, acentuou que o ponto de atenção à saúde representa uma importante conquista para os ribeirinhos daquela região.

“Eu estou muito feliz porque essa unidade vai beneficiar sete comunidades e pelo menos cinco grupos indígenas que vivem aqui. Sou do tempo da UBS da palha e sei o quando essa unidade é importante. O prefeito David Almeida olhou para as nossas necessidades como nunca ninguém tinha olhado antes, por isso estou muito emocionada”, assinalou.

Equipes

O diretor do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Rubens Souza, explicou que as comunidades ribeirinhas contarão com duas equipes de Saúde da Família (ESF), uma equipe de Atenção Primária (EAP), duas equipes de Saúde Bucal, compostas por médico, enfermeiro, cirurgião-dentista, técnico de enfermagem e técnico em saúde bucal, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Combate às Endemias (ACEs), totalizando 30 servidores nas áreas técnicas em saúde e administrativa.

“Temos uma unidade que oferta todos os atendimentos que compõem a Carteira de Serviços de um estabelecimento de porte 2 na área urbana. São três consultórios clínicos, um consultório odontológico, sala de endemias, sala de procedimento, sala de imunização, sala de espera, lavagem, esterilização, copa e banheiros. No total, são 16 ambientes estruturados para oferecer conforto para os usuários e servidores”, complementou Rubens.

Serviços

A carteira de serviços da USFR Nossa Senhora do Livramento incorpora a oferta de consulta médica em clínica geral, consulta de enfermagem, consulta de odontologia, planejamento reprodutivo, pré-natal da gestante e do parceiro, atenção à saúde da criança, adolescente, adulto e idoso, imunização, controle e acompanhamento da hipertensão e diabetes, dispensação de medicamentos, ambulatório de seguimento do bebê de risco; programa da tuberculose, programa da hanseníase e acompanhamento das condicionalidades de saúde dos programas sociais.

Os usuários terão acesso, também, a exames preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites, teste de gravidez e exames laboratoriais.

A capacidade de atendimento da unidade é de 512 consultas médicas, 383 consultas de enfermagem e 294 consultas odontológicas por mês, totalizando 1.190 procedimentos mensais.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Entre construções, reformas e revitalizações, já são 81 obras que comprovam o esforço da gestão municipal em assegurar serviços de saúde qualificados e conforto para os usuários da Rede de Atenção Primária.

 

Fonte: ASCOM/SEMSA

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias