Com o intuito de combater a fome e reduzir de forma sustentável o desperdício de produtos regionais, como frutas, legumes e verduras, a Prefeitura de Manaus contribui com o Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa), do Governo do Amazonas, realizando sensibilização junto aos permissionários, em relação à doação dos produtos que são recolhidos nas feiras e mercados municipais.
Nesta quarta-feira, (15), o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Wanderson Costa, acompanhou o titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrúcio Magalhaes Júnior, a uma visita de cortesia aos permissionários da feira da Manaus Moderna, no Centro, onde puderam explicar um pouco mais de como funciona o programa de combate ao desperdício de alimentos, e instruí-los em como participar doando os produtos que não serão comercializados.
De acordo com Wanderson Costa, titular da Semacc, a prefeitura já trabalha na orientação, sensibilização e instrução aos permissionários que queiram participar de forma voluntária doando os alimentos como frutas, legumes e verduras que não foram comercializados, mas estão em condições saudáveis de consumo.
“Na gestão do prefeito David Almeida estamos revalidando essa parceria para que possamos dar mais apoio a esse importante projeto que traz benefícios para a população mais carente da nossa cidade e estado. Aqui na feira da Manaus Moderna, importante polo de distribuição para os municípios do Amazonas, capital e grandes redes de supermercados, de 800 permissionários, cerca de 40 aderiram de forma muito positiva ao programa. Esse é o nosso intuito, sensibilizar e mostrar que o desperdício pode ser evitado e ainda matar a fome de centenas de famílias”, explicou Costa.
Leia também:
- Prefeitura de Manaus sensibiliza permissionários de feiras para combate ao desperdício de alimentos
- Campanha permanente de combate ao desperdício de água é instituída no Amazonas
- Prefeitura participa da ‘Hora do Mamaço’ que sensibiliza população sobre amamentação
- Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos arrecadou mais de 450 toneladas em 2022
- Prefeito David Almeida determina reforma de feira abandonada há quase 30 anos na zona Leste
Para o titular da Sepror, Petrucio Júnior, o Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos nas feiras de Manaus, tem crescido e ajudado inúmeras famílias em todo o estado do Amazonas.
“Começamos pequeno, e hoje, graças a Deus, somente em 2022, atendemos 838 instituições e, mais de 300 mil famílias. A contribuição da prefeitura por meio da Semacc, tem uma importante participação, graças a muitos permissionários das feiras e mercados municipais, já atingimos mais de 500 toneladas de alimentos doados”, afirmou.
Processo
Após os produtos serem recolhidos, eles passam por triagem, são levados para pesagem e depois os alimentos são destinados para as instituições. Além da Semacc, o programa conta com o apoio do Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc/AM).
Fonte: ASCOM/SEMCOM